Numa inciativa inédita no País, Plástico Brasil fará demonstração de SMED em tempo real

No espaço, fruto da parceria da Plástico Brasil com SENAI e as empresas Romi, Stäubli, Berg Steel, Piovan e Previsão, sessões diárias vão apresentar a troca rápida de moldes, acompanhada de mini palestras.

Diminuir o tempo de setup para melhorar a produtividade tem sido um dos grandes desafios da atividade industrial nas últimas décadas. Fiel à proposta de contribuir não só para os negócios, mas também para a capacitação e o desenvolvimento tecnológico do setor, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, no São Paulo Expo, vai apresentar o espaço “SMED – Single Minute Exchange of Die – Troca Rápida de Moldes”.

O SMED, metodologia que tem como objetivo a redução do tempo de setup para menos de 10 minutos (o “single minute” do nome), será demonstrado na feira por meio da troca de moldes de uma máquina injetora – um dos processos que mais demandam parada de máquina dos transformadores de plástico e borracha.

Inédito no segmento de feiras no País, o espaço “SMED – Single Minute Exchange of Die – Troca Rápida de Moldes” é resultado de uma parceria da Plástico Brasil com o SENAI e um grupo de empresas expositoras: Romi, Stäubli, Berg Steel, Piovan e Previsão.

A combinação de moldes equipados com sistema de placas magnéticas e o posicionamento racional de talhas, carrinhos, bancadas e racks pretende provar aos visitantes da feira que é possível aumentar a produtividade das linhas sem investimentos vultuosos.

Estão previstas quatro sessões de troca rápida de moldes em cada um dos cinco dias da feira, às 11h, 13h, 15h e 19h. Enquanto os operadores executam o procedimento, instrutores do SENAI e especialistas das empresas parceiras farão mini palestras explicando todo o processo aos visitantes. Um cronômetro instalado no espaço vai aumentar o desafio do tempo de setup em um dígito.

“Queremos mostrar para os transformadores que eles podem ter nas suas empresas uma linha tão produtiva como a que vamos apresentar no espaço SMED. A tecnologia já está disponível, basta racionalizar melhor os recursos e os investimentos”, diz Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil.

Sobre a Plástico Brasil

Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos e outros.

O evento vai receber uma visitação altamente qualificada de transformadores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam em diversos segmentos, como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados e eletrodomésticos, entre outros.

Realização

A ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília.

Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br