Retomada da economia vai impulsionar negócios na Plástico Brasil

Data de realização, no início de 2017, é apontada por grandes empresas como um dos fatores que as levaram a optar por expor exclusivamente na feira oficial do setor.

A Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha será realizada no início do ano que vem, de 20 a 24 de março, quando as medidas econômicas implementadas pelo Governo terão surtido os primeiros efeitos. Confiantes na retomada dos investimentos, grandes empresas da indústria do plástico e da borracha decidiram expor suas novidades para o mercado exclusivamente na feira oficial do setor.

 “A Plástico Brasil chega num momento em que o mercado deverá estar em franco crescimento”, acredita Amilton Mainard, presidente da Mainard Medidores de Espessura. O executivo aponta esse fator como um dos que o levaram a participar do evento, juntamente com a organização, que classifica de “muito boa”.

Estes mesmos aspectos são destacados por Wilson Carnevalli Filho, diretor Comercial da fabricante de máquinas e equipamentos Carnevalli. Para ele, a Plástico Brasil vem sendo planejada num nível internacional, como as grandes feiras do setor. “Com essa organização e estrutura, ela com certeza vai conquistar um lugar entre as três maiores feiras de plástico do mundo”.

A moderna infraestrutura do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center é frequentemente destacada como um dos diferenciais da Plástico Brasil. Inaugurado no dia 3 de maio com a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – também promovida pela ABIMAQ e Informa Exhibitions – é o maior e mais moderno centro de exposições do Brasil

“A feira acontece num pavilhão que vai receber nossos clientes com o conforto que eles merecem e onde vamos conseguir apresentar nossos equipamentos de forma adequada”, elogia Daniel Ebel, diretor da Plast-Equip, especializada em acessórios e periféricos para a indústria de transformação do plástico. Mais que uma retomada dos negócios, o executivo acredita que a Plástico Brasil vai representar um “novo nascimento” da indústria depois de um período de forte retração.

Já Newton Zanetti, diretor Comercial de uma das maiores fabricantes sul-americanas de máquinas para a indústria do plástico, a Pavan Zanetti, classifica a feira como uma “impulsionadora” dos investimentos e vendas. “A Plástico Brasil sempre foi um desejo do setor e da empresa de poder realizar nossa própria feira”, afirma.

A Romi, que dedica parte de seu extenso portfólio a uma linha de injetoras e sopradoras para plástico, é patrocinadora da Plástico Brasil. O vice-presidente William dos Reis lembra que escolheu a feira com base na bem-sucedida experiência da empresa na FEIMEC, a qual também patrocinou. “Estaremos exclusivamente na Plástico Brasil para levar as novidades aos nossos clientes em um ambiente preparado para recebê-los”. Reis garante que a Romi está pronta para captar todas as melhorias da economia que estarão em andamento por ocasião da realização da feira.

A Plástico Brasil é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química. Conta com apoio de diversas entidades setoriais e tem a organização e promoção da Informa Exhibitions. É a única feira do setor no País a receber apoio oficial da Euromap, entidade que agrega os fabricantes europeus de máquinas de plásticos e borracha, e representa 40% da produção mundial e 50% das exportações globais do setor.

São Paulo Expo

Com 90 mil m2 de área de exposição e mais de 5 mil vagas de estacionamento (sendo 4,5 mil cobertas), o São Paulo Expo conta com localização estratégica: a 850 metros do metrô Jabaquara, 10 minutos do aeroporto de Congonhas e fora do perímetro de restrição municipal (rodízio) de veículos de passeios e de carga. A climatização garante o conforto de expositores e visitantes, e possibilita também economia na montagem dos estandes.

Sobre a Plástico Brasil

Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos e outros.

O evento está recebendo uma visitação altamente qualificada de transformadores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam em diversos segmentos, como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados e eletrodomésticos, entre outros.

Realização

A ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília.

Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br

Sobre a Apex-Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Para mais informações, acesse:  www.apexbrasil.com.br

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa BrazilMachinerySolutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente mais de 300 empresas-membro, que atuam nos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, saneamento básico, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com