Plástico Brasil conta com a preferência do setor de plástico e borracha

Apoio de importantes entidades nacionais e internacionais, as modernas instalações do São Paulo Expo e vantagens oferecidas pela organização são alguns dos fatores que levaram empresas do setor a participar exclusivamente do novo evento de negócios do setor.

Confirmada para acontecer de 20 a 24 de março de 2017, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha é a feira oficial da indústria do plástico e da borracha. Nascida da iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, conta com apoio de diversas entidades setoriais e tem a organização e promoção da Informa Exhibitions.

No cenário internacional, é a única feira do setor apoiada pela Euromap, entidade que agrega os fabricantes europeus de máquinas de plásticos e borracha e representa 40% da produção mundial e 50% das exportações globais do setor. A relevância dessas entidades é um dos fatores que levaram muitas empresas brasileiras a confirmar presença, com exclusividade, na Plástico Brasil no ano que vem.c

É o caso, por exemplo, da Engel do Brasil, especializada em equipamentos como injetoras e extrusoras de plástico: “Somos associados à VDMA Euromap e compartilhamos a decisão da entidade em participar da feira”, diz Soraia Paveizzi, assistente da Diretoria e responsável pelo Marketing.

Associadas da ABIMAQ, como a MTF Termoformadores e a Boy Service, optaram por expor suas novidades na feira idealizada pela entidade. “A organização nos ofereceu melhor atendimento, e o estacionamento do novo pavilhão oferece mais facilidade de acesso”, explica Rui Katsuno, presidente da MTF Termoformadores, que integra também a Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ.

A Boy Service acredita que a participação dos associados fortalece a ABIMAQ e, por conseguinte, a indústria como um todo. “Além de darmos credibilidade à nossa entidade, estamos contando com as melhorias vindas com o novo pavilhão, confirma Waldiney Luis Henrique, diretor Comercial da empresa.

Modernas instalações

Muitas empresas apontam que as novíssimas instalações e a localização privilegiada do São Paulo Expo influenciaram em sua decisão de expor exclusivamente na Plástico Brasil. Para Sibele Rehder, do marketing da Arbug, o novo pavilhão é mais adequado para um evento deste porte.

Marcelo Carneiro, sócio-proprietário da Wefem Extrusoras, concorda: “Gostamos muito do pavilhão novo, é moderno, tem uma ótima estrutura, ar condicionado, e também um bom custo de metro quadrado. Outro motivo favorável foi a localização do São Paulo Expo”, afirma.

Para Marco Antonio Gianesi, diretor Comercial da By Engenharia, o local foi fundamental no processo de decisão da empresa. “O São Paulo Expo atende aos apelos dos expositores, com estacionamento vertical, pavilhão climatizado, melhor localização etc.”.

Douglas Amorin Paiva, diretor Financeiro da AX Plástico, explica que a decisão da empresa em confirmar sua presença somente à Plástico Brasil se deve a uma junção de razões. “As duas mais relevantes são o ótimo custo benefício como um todo e também a proximidade da empresa ao pavilhão. O valor do metro quadrado aliado à ótima estrutura do local teve grande importância também, além do fato de sermos associados à ABIMAQ”.

O pavilhão

Inaugurado no dia 3 de maio com a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – também promovida pela ABIMAQ e Informa Exhibitions – o São Paulo Expo é o maior e mais moderno centro de exposições do Brasil, com 90 mil m2de área de exposição, mais de 5 mil vagas de estacionamento (4,5 mil cobertas) e localização estratégica – a 850 metros do metrô Jabaquara, 10 minutos do aeroporto de Congonhas e fora do perímetro de restrição municipal (rodízio) de veículos de passeios e de carga. A climatização do pavilhão não só garante o conforto de expositores e visitantes, como também possibilita economia na montagem dos estandes.

Sobre a Plástico Brasil

Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos e outros.

O evento está recebendo uma visitação altamente qualificada de transformadores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam em diversos segmentos, como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados e eletrodomésticos, entre outros.

Realização

A ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília.

Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br

Sobre a Apex-Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Para mais informações, acesse:  www.apexbrasil.com.br

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa BrazilMachinerySolutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente mais de 300 empresas-membro, que atuam nos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, saneamento básico, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com