Abimaq, Abiquim e Informa promovem lançamento comercial da Plástico Brasil 2017

Idealizada pela ABIMAQ e com a parceria da ABIQUIM, Plástico Brasil, lançada comercialmente no dia 19 de abril, no edifício garagem do São Paulo Expo, reúne a cadeia industrial do setor e já nasce com 9 mil m2 comercializados.

Ainda falta pouco menos de um ano para sua edição inaugural, mas as previsões para a realização da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha de 20 a 24 de março de 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, maior e mais moderno centro de exposições do Brasil, são excelentes. Segundo os organizadores, a feira deve atingir 400 expositores porque está apoiada em quatro pilares decisivos.

Durante o lançamento da Plástico Brasil no dia 19 de abril, o presidente da ABIMAQ, Carlos Pastoriza, enfatizou a importância de o setor ter sua feira própria e o destino da indústria nas mãos, um dos sustentáculos do evento. Para Fernando Figueiredo, presidente da ABIQUIM, a Plástico Brasil traz a perspectiva da retomada dos negócios, endossando no futuro o acerto da escolha dos expositores. “Há negócios represados”, sinaliza Gino Paulucci Júnior, expositor com a Polimáquinas e presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico.

Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions, completou os pilares mencionando a credibilidade dos seus realizadores, a modernidade e conforto do São Paulo Expo e a experiência da promotora. A Plástico Brasil conta com importantes apoios internacionais, como da VDMA, a associação alemã dos fabricantes de máquinas, com 3.100 empresas associadas, a Euromap e a Associação Americana da Indústria do Plástico (SPI), entre outros. “Vamos trazer os compradores que os expositores precisam”, ressaltou Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil, que já tem contrato assinado com a Apex Brasil para a realização do Projeto Imagem e da Rodada de Negócios.

Carlos Pastoriza enfatiza que a Plástico Brasil surge para representar o setor, alavancar o desenvolvimento da indústria de máquinas, equipamentos e acessórios e estimular a realização de negócios com compradores do Brasil e do exterior. A feira será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico.

Presente ao evento de lançamento comercial da Plástico Brasil, o diretor geral da Wittmann Battenfeld do Brasil, Cássio Luís Saltori, lembra que optou por expor na nova feira por se tratar de uma iniciativa da ABIMAQ. “A entidade tem foco na indústria, interesse em escutar os expositores e oferecer o melhor aos visitantes”. Para o executivo, o apoio de importantes entidades internacionais, como a alemã VDMA e a demonstram que a Plástico Brasil tem foco na inovação tecnológica. “É uma nova feira, uma nova proposta, uma nova estrutura. Não vejo motivo para não fazermos parte dela”, conclui Saltori.

Endossos

José Luiz Galvão Gomes, diretor Comercial da Dal Maschio, acredita que a Plástico Brasil será a feira mais importante do setor de plástico na América Latina e uma das mais importantes no mundo. “É o local ideal para mostrarmos nossos produtos e serviços a um público altamente qualificado”, diz. “O principal fator que nos levou a participar foi a credibilidade e a força do nome da ABIMAQ, que representa os interesses do nosso setor”, diz Jorge Lakatos, diretor da Eletro-Forming.

A estrutura do novo pavilhão é destacada pelas empresas como um dos fatores que as fizeram optar por apresentar suas novidades na Plástico Brasil. Com 90 mil m2 de área de exposição, o São Paulo Expo é totalmente climatizado, oferece mais de 5 mil vagas de estacionamento (4,5 mil cobertas) e tem localização estratégica: a 850 metros do metrô Jabaquara, 10 minutos do aeroporto de Congonhas e fora do perímetro de restrição municipal (rodízio) de veículos de passeios e de carga.

Do lado dos expositores, a feira vai reunir os principais players dos setores de instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, borracha, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos, transformadores de plástico e outros. Do outro lado, a feira vai atrair uma visitação altamente qualificada de profissionais de setores como construção civil, alimentos e bebidas, automóveis e autopeças, plástico e borracha, papel, celulose e impressão, máquinas e equipamentos, agricultura, móveis, produtos de metal, eletrônicos, farmacêutico, perfumaria, higiene e limpeza, instrumentos médicos, têxteis e vestuário, calçados, eletrodomésticos e químico.

Algumas das principais marcas da indústria do plástico já fizeram opção pela Plástico Brasil para apresentar suas novidades e realizar negócios. É o caso, por exemplo, da Indústria de Máquinas Miotto. Para seu diretor de Vendas, Carlos Alberto Torrano, a feira será o início de um novo ciclo de crescimento para os empresários brasileiros a partir de 2017. “Estamos acreditando na força da ABIMAQ em parceira com a Informa Exhibitions para a realização de uma feira internacional nos níveis da alemã K e da italiana PLAST”.

A confiança na ABIMAQ foi um dos fatores que pesaram também na decisão da Mecalor Soluções em Engenharia Térmica, de acordo com o gerente comercial Marcelo Zimmaro. “O projeto que nos foi apresentado exibe uma infraestrutura muito interessante, que otimiza os custos para participar de um evento como esse”.

A Brawel Máquinas elogia a escolha do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center para abrigar a feira. “Optamos pela Plástico Brasil devido à parceria com a ABIMAQ, que representa muito bem o nosso setor. Observamos, também, a estrutura que será oferecida para o evento, em um pavilhão moderno e bem localizado. Tudo isso corroborou para que a nossa escolha fosse pela nova feira”, explica Fabíola Bordigon, do departamento Financeiro da empresa.

Sobre a Plástico Brasil

Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos e outros.

O evento está recebendo uma visitação altamente qualificada de transformadores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam em diversos segmentos, como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados e eletrodomésticos, entre outros.

Realização

A ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília.

Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br

Sobre a Apex-Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Para mais informações, acesse:  www.apexbrasil.com.br

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa BrazilMachinerySolutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente mais de 300 empresas-membro, que atuam nos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, saneamento básico, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com