Embalagens plásticas vs. materiais alternativos: comparando os impactos ambientais

A substituição das embalagens plásticas por materiais alternativos pode trazer diferentes impactos ambientais, considerando o processo produtivo e de descarte.


Leia a notícia completa aqui.


Os benefícios de injetoras termoplásticas personalizadas

As injetoras termoplásticas personalizadas apresentam grande vantagem sobre as máquinas padrões, pois conferem mais eficiência operacional.


Leia a notícia completa aqui.


Extrusão de PEBD: características, usos e cuidados

A extrusão de PEBD deve ser feita com cuidado, respeitando as propriedades físico-químicas do material.


Leia a notícia completa aqui.


Tratamento de superfícies de moldes: tudo o que você precisa saber

Nesse e-book gratuito, confira os principais tratamentos de superfícies de moldes e descubra como aplicá-los na sua indústria.


Leia a notícia completa aqui.


Como avaliar seu layout industrial?

Quer saber como avaliar seu layout industrial para torná-lo mais inteligente e ter uma produção eficiente?


Leia a notícia completa aqui.


Polímeros na área da saúde: como o material impacta o setor

O uso de polímeros na área da saúde se acentuou na crise pandêmica e o motivo é simples: a versatilidade e segurança.


Leia a notícia completa aqui.


Tecnologia, pesquisa e desenvolvimento em reciclagem: o que há de novo no setor

As novidades no setor de reciclagem não param de aparecer. A importância do reaproveitamento de resíduos sólidos é grande, e isso reflete diretamente nas inovações.


Leia a notícia completa aqui.


Você sabe como manter os moldes da sua indústria em dia?

Os moldes de injeção são submetidos a um intenso ritmo de trabalho e a variações de temperaturas, tornando-se sujeitos a quebras e danos constantes. Diante disso, tomar algumas medidas preventivas ajuda a prolongar a vida útil dessas ferramentas e a reduzir a chance de paradas nas linhas de produção.


O que você precisa saber sobre manutenção preventiva de extrusoras e injetoras

Entenda a importância de fazer a manutenção preventiva nos equipamentos e veja como a atividade deve ser realizada de forma correta.


Indústria de polietileno deve crescer em 2020

Produto é considerado uma das soluções mais competitivas para a construção civil, pois apresenta vida útil por um período de, no mínimo, 50 anos.


3 ações para acelerar as vendas na indústria do plástico

Especialista defende que o departamento de marketing tem papel fundamental no crescimento de empresas do setor. Veja como acelerar as vendas!


6 fatos sobre o mercado global de plástico na indústria automotiva

Confira como os processos de injeção plástica afetam o setor automotivo ao redor do mundo!


3 formas de analisar e planejar o seu negócio para 2020

Saiba como planejar seu negócio para 2020 com 3 ferramentas de mercado e, assim, melhorar os resultados e a produtividade do negócio.


Por que você deve investir em reciclagem?

Investir em reciclagem pode abrir oportunidades para a indústria do plástico, afinal, este é um setor extremamente rentável e com demanda cada vez maior. Saiba mais!


Raio X da embalagem sustentável: quais as métricas principais?

Entenda o que torna uma embalagem sustentável e como essa iniciativa pode ser transformada em uma importante vantagem competitiva para a indústria do plástico.


Lições das startups para a indústria do plástico

Veja como o formato de gestão e a maneira de encarar o mercado das startups pode contribuir para a indústria do plástico. 


Controle de qualidade na indústria de embalagens

"Ouvimos sempre falar da “eterna briga entre qualidade e produção”, mas quando escuto isso fico me perguntando: os dois não deveriam ter o mesmo objetivo: produção com qualidade?"


O que você precisa saber sobre manutenção preventiva de extrusoras e injetoras

Entenda a importância de fazer a manutenção preventiva nos equipamentos e veja como a atividade deve ser realizada de forma correta. 


Reciclagem química: o que você precisa saber sobre isso?

Conheça o processo de reciclagem química e os benefícios que ele traz para o meio ambiente a para as indústrias que estão atentas à essa tendência. 


Vantagens dos treinamentos personalizados na indústria do plástico

Os colaboradores exercem um papel fundamental na produtividade e na competitividade da indústria do plástico. Isso independentemente do cargo que ocupam. Portanto, investir em treinamentos personalizados é sinônimo de investir na melhoria contínua de tarefas e processos internos.


Gestão empresarial: como a tecnologia pode ajudar a indústria do plástico

Com a chegada da Indústria 4.0, o uso da tecnologia na gestão empresarial se tornou vital para empresas que desejam se manter competitivas. Afinal, é preciso de cada vez mais agilidade e capacidade de inovar. Isto só é possível com processos eficientes e com a coleta e análise de dados para a tomada de decisões.


Sustentabilidade: tendência para embalagens plásticas

Com o maior acesso à informação, cresce uma tendência para embalagens plásticas: os produtos com apelos sustentáveis. E essa busca é ainda mais intensificada em um mercado em que a diferenciação por qualidade é cada vez menor, uma vez que a tecnologia colabora para o desenvolvimento de produtos.


PEBD, PEAD e PELBD: características e indicações de cada polietileno

O polietileno é um dos plásticos mais importantes atualmente. Ele pertence ao grupo de termoplásticos, ou seja, aqueles que se deformam com o calor. No caso do polietileno, por exemplo, essa temperatura fica entre 110 e 115°C.


Soldagem plástica: o que você precisa saber sobre isso

A soldagem plástica é um método de fabricação e recuperação utilizado na fundição de peças de plástico. É um processo que funciona com o aquecimento de determinadas partes ou pontos das peças. Assim, o plástico amolece e começa a liquefazer, possibilitando a junção e solidificando-se novamente após o esfriamento. 

Vantagens e custos da robótica na indústria do plástico

Independentemente da função a qual a robótica na indústria do plástico esteja atrelada, a tecnologia tem apresentado muitas vantagens. Tendência em indústrias de atuações diversas, a robotização e a automação ganham cada vez mais espaço no segmento do plástico.

4 ações para tornar sua indústria mais sustentável

Além dos benefícios ambientais, sociais e produtivos, a sustentabilidade pode ser uma maneira de otimizar os processos internos. Isso porque, muitas vezes, a reutilização de materiais pode servir para reduzir custos operacionais. Ou seja: tornar a indústria mais sustentável pode ter vantagens competitivas e econômicas.

Motivos para apostar em moldes impressos em 3D

A fabricação de moldes pode ser um desafio, principalmente ao testar os protótipos. Mas o desenvolvimento da tecnologia permitiu avanços inclusive nesse área.

Novas possibilidades de crédito para PMEs da indústria do plástico

Os pequenos e médios transformadores enfrentam diversos desafios financeiros. A volatilidade e os reajustes inesperados nos preços das resinas, por exemplo, afetam diretamente a empresa. Além disso, o segmento se encontra diante de uma escassez de recursos financeiros externos e de constante exigência no alongamento de prazos de recebimento de mercadorias vendidas. 

Conheça 3 tipos de tratamento de superfícies em moldes

Quem trabalha com moldes de injeção plástica sabe: o tratamento de superfícies de moldes é indispensável. Há no mercado uma série de tratamentos superficiais, cada um indicado para uma aplicação ou material específico.

Motivos para profissionalizar sua gestão (e dicas para chegar lá

Profissionalizar sua gestão não se trata meramente de entregá-la a profissionais contratados no mercado de trabalho. É preciso adotar práticas de administração consolidadas e eficientes. Ou seja, estratégias que possibilitem a longevidade do seu negócio. No entanto, esse não é um desafio simples: é necessário agir com responsabilidade, evitando impactos negativos.

Oportunidades do plástico no setor de próteses 3D

Uma pesquisa da consultoria norte-americana Grand View Research, intitulada Análise de polímeros para o mercado médico por produto e por segmento para 2020, prevê que a demanda pel o uso do plástico em próteses e em outros produtos para o segmento atingirá 7,15 mil toneladas no ano que vem.

Controle de temperatura: por que ele é importante na indústria do plástico?

Novas possibilidades de uso estão surgindo para a indústria do plástico, na substituição de peças metálicas. 

3 inovações internacionais para embalagens plásticas

No início de junho, o PackEx 2019 apresentou no Canadá algumas das principais inovações internacionais para embalagens plásticas.

Sistemas de injeção valvulados: quais as diferenças?

Nos sistemas de injeção valvulados, há o acréscimo de um conjunto (de cilindro ou agulha) sobre o sistema de câmara quente tradicional. 

3 formas de atualizar a gestão da sua PME

Atualizar a gestão da indústria é um dos caminhos mais seguros para aumentar os lucros e a produtividade. 

Conheça as principais aplicações dos plásticos de engenharia

Considerados materiais de alto desempenho, os plásticos de engenharia surgiram na década de 1960. 

Moldes para injeção plástica: quais materiais são usados?

A indústria do plástico trabalha com moldes diariamente. Você conhece os materiais utilizados para isso? 

PDK: Novo tipo de plástico pode ser reciclado múltiplas vezes

Vídeo explicando a função de 7 máquinas na linha de produção de reciclagem

Quais as etapas da linha de produção para reciclagem do plástico?

Vídeo explicando a função de 7 máquinas na linha de produção de reciclagem

Plástico biodegradável vs. fotodegradável: entenda as diferenças

Veja as características e usos de cada material

Oportunidades do plástico na indústria automotiva

O plástico está em tudo, inclusive na indústria automotiva: itens em diversas etapas produtivas levam o material na composição. 

Por que melhorar a logística na indústria do plástico?

A logística na indústria do plástico é um ponto estratégico para o negócio, e, por isso, merece atenção.

Energia 3D: oportunidades e efeitos na indústria do plástico

O setor brasileiro de energia passará por uma transição para uma produção cada vez mais descarbonizada, descentralizada e digitalizada. Como isso afeta a indústria do plástico?

Geração distribuída de energia: opção para o futuro da indústria do plástico

Diante das mudanças no setor elétrico, a indústria do plástico está diante de uma questão: é hora de gerar sua própria energia? Saiba mais sobre geração distribuída!

Maquinário moderno na indústria do plástico: vantagens e custos

O plástico está presente em 80 a 85% de todos os produtos que consumimos diariamente. Portanto, aprimorar cada vez mais a tecnologia empregada para gerar as peças oriundas desse material é indispensável para a evolução. 

Como reduzir o custo da produção na indústria do plástico?

Descubra como reduzir o custo da produção na indústria do plástico, mantendo a eficiência e os resultados.

Uso da impressora 3D na indústria do plástico

A impressão 3D, ou manufatura aditiva, é o método por adição sucessiva de camadas de materiais que pode ser uma oportunidade para a indústria do plástico criar novos moldes, com menos desperdício de produtos e mais possibilidades de formatos.

Logística reversa: responsabilidades da indústria e do consumidor

Para que haja o uso consciente do plástico, é preciso que toda a cadeia cumpra sua responsabilidade de descarte correto. O tema foi abordado no Parque de Ideias, durante a edição da Plástico Brasil 2019.

Ferramentaria: plano de competitividade discute tributos, tecnologia e mão de obra

Um planejamento estratégico desenvolvido para a indústria brasileira da ferramentaria prevê ações para um período de 15 anos, a contar de 2007 quando foi elaborado.

Engenharia e processos para transformar a indústria do plástico

Entender a relação entre ciência, tecnologia e sociabilidade e como ela impacta a indústria como um todo. Esse foi o objetivo da palestra “Aspectos da Engenharia nos processos transformadores – Um desafio do futuro”, ministrada pelo professor da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Antonio Jorge Ferreira Pires.

Otimismo rege coletiva de abertura da Plástico Brasil

Assuntos como desempenho do setor, perspectivas, sustentabilidade e indústria 4.0 pautaram a reunião com os jornalistas.

Indústria 4.0 chega à Plástico Brasil com linha de customização de produtos

A Escola Móvel de Indústria 4.0 é mais uma das atrações gratuitas que estão presentes na Plástico Brasil 2019. Em parceria com o Senai, a unidade integra as mais importantes tecnologias presentes na Indústria 4.0 e mostra como é possível trazer mais eficiência e customização na linha de produção, minimizando perdas e custos operacionais.

Aplicação de materiais compósitos na indústria automobilística

Os compósitos são muito utilizados pela indústria automobilística, e trazem vantagens para este setor. O tema foi apresentado no Parque de Ideias, na palestra “Aplicação de materiais compósitos na indústria automobilística”, pelo engenheiro do Instituto Mauá de Tecnologia, Willian Kurilov.

Oportunidades tecnológicas sustentáveis para a indústria do plástico

O tema foi abordado na Plástico Brasil 2019, durante a palestra “Demanda tecnológica para plásticos mais sustentáveis”, apresentada no Parque de Ideias, espaço da feira com palestras gratuitas de temas pertinentes ao setor.

Automatização para troca de moldes é destaque na Plástico Brasil

É o que mostra a Plástico Brasil 2019, que acontece de 25 a 29 de março, no São Paulo Expo. Em parceria com as empresas Stäubli e Romi, a feira apresenta o conceito SMED – sigla inglesa para Single Minute Exchange of Die, que consiste em um conjunto de técnicas Lean que tem como objetivo reduzir o tempo de setup da máquina.

Plástico Brasil 2019 acontece em momento estratégico e prepara indústria para economia em ascensão

Primeira grande feira setorial do ano apresenta ampla gama de lançamentos e cria janela de oportunidades para industriais ganharem produtividade e competitividade.

Plastivida traz novamente Tampinha Legal® para a Plástico Brasil

As tampinhas plásticas serão recolhidas no pavilhão de exposições e destinadas para o Instituto Canto de Luz

Artigo - Plástico não é vilão!

Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil, fala sobre o papel de vilão que vem sendo atribuído ao plástico.

Veja as principais resinas plásticas aplicadas em embalagens de alimentos

As embalagens de plástico são muito utilizadas para proteger alimentos de fatores ambientais como umidade, oxigênio e temperatura, assim como para facilitar  o manuseio, o transporte e a estocagem desses produtos.

Artigo - 2019: o ano da virada

Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil, comenta as boas expectativas para a indústria e o mercado brasileiro no próximo ano.

Veja os diferentes tipos de moinhos para reciclagem de plásticos

Os moinhos para reciclagem de plásticos estão entre os equipamentos mais utilizados pelas
empresas do ramo – e não é pra menos: suas lâminas conseguem cortar e triturar muito bem os
materiais, deixando-os prontos para serem reciclados.

Artigo - Conhecimento, o melhor investimento

Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil, fala sobre a importância das feiras comerciais e de todo o conteúdo e
networking gerados no evento.

Inscreva-se gratuitamente e participe da Plástico Brasil 2019

O credenciamento para visitar a feira Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha já está disponível. O evento acontece entre os dias 25 e 29 de março de 2019, no São Paulo Expo..

Mundo do Plástico: Soldagem plástica por ultrassom; saiba mais

Existem diversas técnicas de soldagem plástica utilizadas pela indústria atualmente, que variam de acordo com o tipo de equipamento usado e de termooplástico a ser trabalhado.

Ferramentarias e indústria do plástico: confira os gargalos dessa relação

Não dá mais para falar em avanço da indústria do plástico sem considerar a influência direta exercida pelas ferramentarias para o desenvolvimento do setor.

Artigo - Reciclagem de plástico: a perda financeira e o que pode ser feito

Liliane Bortoluci comenta sobre sobre as possibilidades e desafios relacionados à reciclagem, que não só colabora para a preservação do meio ambiente, como também tem um potencial financeiro inestimável e que pode ser revertido em prol da própria sustentabilidade.

Como aumentar o controle de qualidade na indústria plástica?

A importância do controle de qualidade ganha cada vez mais relevância entre as empresas do mercado. 

Inovação tecnológica das indústrias brasileiras alcança melhor marca em um ano, segundo ABDI

Em um cenário no qual não se fala em outra coisa a não ser a
corrida desenfreada rumo às Manufatura Avançada, todo avanço das empresas
brasileiras nesse sentido merece destaque.

 

Em parceria com a ABIMAQ, Plástico Brasil participa da Interplast, de 14 a 17 de agosto

Em sua segunda edição, a Plástico Brasil 2019 – Feira Internacional do Plástico e da Borracha se consolidou como o maior evento do setor na América Latina. Parte do crescimento está relacionada a uma intensa campanha de divulgação da feira nos principais eventos setoriais do Brasil e do exterior. Para coroar essa estratégia, a Plástico Brasil, numa parceria com a ABIMAQ, marca presença de 14 a 17 de agosto na Interplast 2018 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, realizada em Joinville/SC.

 

Artigo: Sustentabilidade importa!

A questão da sustentabilidade está mais presente do que nunca na pauta das sociedades do mundo todo. Antes restrita a grupos de defesa do meio ambiente e pequenas comunidades, hoje o tema permeia o nosso dia a dia. 

Equipe da Plástico Brasil participa de feira na Argentina

Feira Argenplás em Buenos Aires, na Argentina tem participação da Plástico Brasil com estande e equipe fecha novos parceiros e maximiza sua participação internacional

Plástico Brasil intensifica divulgação em 2018

Segunda edição do evento espera crescimento de 20% e tem foco na participação internacional

Plástico Brasil 2019 é lançada com expectativa de somar mais de 500 marcas expositoras

Fortalecimento da divulgação internacional e foco voltado aos principais polos de transformadores do Brasil estão entre as ações anunciadas