Plástico Brasil is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

  

  

Próxima edição: 15 a 19 de março de 2027
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes - KM 1,5

  

Releases Plástico Brasil 2025

Clima de otimismo marca a realização da Plástico Brasil 2025 
Evento reuniu grandes empresas do mercado, apresentando inovações e tendências que impulsionam a indústria do plástico no País
São Paulo, 31 de março de 2025 – Grandes marcas nacionais e internacionais apresentaram soluções, máquinas e tendências que impulsionam o mercado e a economia circular, na Plástico Brasil 2025, tornando o evento um espaço estratégico para negócios, networking e demonstração de tendências que devem moldar o futuro da indústria. Em seus cinco dias de realização, de 24 a 28 de março, no São Paulo Expo, a feira se consolidou como o maior evento de inovação e tecnologia para essa indústria na América Latina, recebendo a visitação de mais de 55 mil profissionais.
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), organizada e promovida pela Informa Markets.
“A Plástico Brasil é a feira mais importante do setor”, afirma Amilton Mainard, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), da ABIMAQ, ressaltando a presença de visitantes de todos os continentes e o papel essencial do evento. Ele destaca que a quarta edição da feira ficou ainda mais completa, reunindo toda a cadeia produtiva, trazendo ainda mais inovação.
“Na Plástico Brasil, o setor encontra tudo o que precisa para suas fábricas”, diz Gino Paulucci Junior, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ. Ele ressalta que a feira “vem crescendo exponencialmente” em área e destaca que “hoje, feiras têm que gerar negócios”, evidenciando o sucesso robusto da quarta edição.
Gino reforça como a Plástico Brasil é uma oportunidade para explorar diversas aplicações do plástico e debater seu papel na sustentabilidade. Segundo ele, o evento reúne profissionais do setor para discutir desde a produção até o destino dos materiais, promovendo a economia circular e a conscientização sobre o descarte correto:
"Acreditamos que o plástico tem papel ativo no aprimoramento dos processos produtivos e na educação da sociedade para o descarte adequado, fortalecendo a Economia Circular. A feira é uma vitrine dessa transformação, promovendo a troca de expertises entre setores e destacando iniciativas tecnológicas e educacionais que impulsionam a reciclagem e a sustentabilidade. Como indústria, sabemos que nosso fortalecimento é essencial para o crescimento sólido e sustentável do país”.
Com uma programação diversificada e expositores de renome, o evento reforça seu papel como um dos principais impulsionadores do setor, oferecendo um espaço propício para trocas de conhecimento, apresentação de tendências de mercado, oportunidades de expansão e integração de todas as áreas do setor, atraindo um público amplo que gira em torno da cadeia do plástico.
“A presença das principais empresas do setor na Plástico Brasil reforça a relevância do evento como o maior pólo de inovação e tecnologia para a indústria na América Latina. É um espaço estratégico onde grandes marcas nacionais e internacionais apresentam soluções que impulsionam o mercado e fortalecem a economia circular, além de fomentar negócios, conexões e o futuro da transformação industrial”, destaca Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets.
O diretor da Romi, Maurício Lopes, destaca que, além de conectar empresas e profissionais às inovações do setor, a feira também é reconhecida como um ponto de encontro essencial para aqueles que buscam aumentar a produtividade e a competitividade: "A Plástico Brasil é o local ideal para o empresário do ramo conhecer o que há de melhor, tanto em máquinas quanto em equipamentos, acessórios, periféricos e matéria-prima. Ela cumpre bem seu papel", destaca. A Romi participa da Plástico Brasil desde a primeira edição.
Henrico Santoro, sócio-diretor da Máquinas Santoro, diz que a Plástico Brasil é fundamental para manter a sua marca ativa no mercado. Ele salienta que, com 65 anos de história de sua empresa, é crucial estar presente para conhecer novas pessoas e fazer clientes novos. Sobre as inovações, ele comenta:
“Escuto os clientes e vou melhorando a máquina conforme as sugestões deles”, enfatizando que as mudanças são orientadas pela demanda prática. Ele observa que “antigamente em feiras não se vendia, era só para relacionamento. Hoje, nos primeiros dias da Plástico Brasil, já foram excelentes e praticamente toda a produção foi vendida durante o evento”.
Sandra Carnevalli, diretora da Carnevalli, empresa que contribui há mais de 50 anos com a indústria, destaca que a empresa leva à feira suas máquinas mais modernas, agora conectadas à nuvem, permitindo acesso remoto a dados de produtividade, consumo e energia, além de ajustes e reparos à distância. Com mais de seis décadas de história e atuação crescente na América Latina, Sandra valoriza o contato direto com o público: “Nossa máquina é feita sob medida para cada cliente, e é fundamental que ele conheça o que oferecemos. A feira nos permite mostrar que o Brasil tem tecnologia de ponta, qualidade e preço competitivo”.
Ampliando as oportunidades de negócios, a feira projeta as marcas para além dos seus mercados habituais. Participando pela primeira vez do evento, Arthur Lenz, diretor de operações da Supremo, destaca o impacto da feira na visibilidade da empresa, tanto no mercado interno quanto externo. O fluxo constante de visitantes e o volume de interações superam as expectativas em comparação com outras feiras do setor. “Expor na Plástico Brasil, com a grandiosidade desta edição, insere a empresa em um cenário completamente diferente. Recebemos muitos visitantes e, sem dúvida, valeu muito a pena participar”, afirma.
Rui Katsuno, diretor-presidente da MTF Termoformadoras e vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios da Indústria do Plástico da ABIMAQ (CSMAIP), diz que a feira se consolidou como uma das principais vitrines para exposição de produtos e fortalecimento de marca no setor plástico. “Essa feira está muito melhor a cada edição, o público está qualificado e a tendência é crescer ainda mais na próxima edição.”, afirma.
“A feira demonstra a cada edição ser uma das principais vitrines para exposição de produtos e fortalecimento de marca no setor plástico. Fernando Paixão, diretor da Wefem, empresa que oferece máquinas e equipamentos para reaproveitamento de materiais e resíduos plásticos, enfatiza que o evento atrai visitantes de todas as regiões do Brasil e da América Latina, gerando uma visibilidade que outros canais de comunicação não alcançam com a mesma eficácia. “A feira permite que o cliente veja o equipamento de perto, identifique os detalhes e compreenda como ele se encaixa na realidade da sua empresa. É um contato direto que nenhuma mídia substitui”, avalia.
No cenário internacional, a Índia está ampliando sua presença na indústria global de plásticos. “Estamos aproveitando a Plástico Brasil para mostrar suas inovações e impulsionar o crescimento das exportações”, destacaram os representantes do Pavilhão da Índia, Shri Hansraj Singh Verma, Consul Geral da Índia em São Paulo, e pelo Preetham S., Consul Comercial do Consulado Geral da Índia em São Paulo. A Índia reafirma a crescente influência e compromisso em conectar-se com parceiros globais.
A edição 2025 teve a participação de empresas expositoras da Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, China, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, Geórgia, Hong Kong, Índia, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Suécia, Taiwan, Turquia e Vietnã. Destes, sete países tiveram setores dedicados: Alemanha, Áustria, China, Índia, Itália, Suíça e Taiwan.
Presente em mais de 100 países, a Arburg, que está estabelecida no Brasil há 25 anos no mercado de alimentos, comenta: "O mercado está aquecido, especialmente o setor de alimentos, que busca alternativas na Plástico Brasil. Estamos muito satisfeitos em contar com todos os players da área de plástico em um só local", afirma o diretor-geral da Arburg, Alfredo Schnabel Fuentes.
Considerada uma das edições mais movimentadas da história do setor, a Plástico Brasil se destaca pela adesão dos participantes e pelos excelentes resultados que proporciona.
"O evento se consolida cada vez mais como um espaço essencial para gerar bons negócios e fortalecer nosso relacionamento com clientes, parceiros e especialistas do setor. Uma oportunidade única para demonstrarmos, na prática, como a inovação pode impulsionar a eficiência e a sustentabilidade na produção.”, pontua Udo Löhken, diretor da ENGEL, empresa especializada no desenvolvimento e produção de máquinas injetoras, tecnologias de processamento e soluções digitais.
Para o diretor da Plast Equip, Bruno Ebel, “A Plástico Brasil é uma das feiras onde você consegue ver os equipamentos em funcionamento, o que é especialmente valioso, mesmo na era digital. Promovendo parcerias e networking, sinalizando boas perspectivas de crescimento para o mercado brasileiro”.
Silvio Cirisco de Oliveira, sales diretor da Lyondell Basell (LYB), considera que a Plástico Brasil é uma das oportunidades mais democráticas no setor, “Os diretores, donos, engenheiros e operadores se reúnem para trocar ideias e construir relações”, diz Silvio. Ele ressalta que “é uma grande oportunidade de investir, construir relações e fortalecer aquelas que já existiam”. Silvio finaliza elogiando a organização: “A organização está de parabéns, com estandes bem identificados e totens que facilitam o deslocamento dos visitantes”.
Com um público altamente qualificado e uma programação robusta, a feira é fundamental para o fortalecimento da indústria. É o que reforça José Ricardo Roriz, presidente da ABIPLAST.
"Eventos como a Feira Plástico Brasil são fundamentais para o fortalecimento da indústria, pois reúnem toda a cadeia produtiva, promovendo inovação, negócios e o debate sobre temas estratégicos para o setor. A presença de grandes expositores nacionais e internacionais confere ainda mais credibilidade à feira, consolidando-a como um espaço essencial para o desenvolvimento do mercado."
Celeiro de novas soluções e grandes parcerias, a Plástico Brasil se projeta como a maior vitrine de inovações e tendências em prol do crescimento e pujança da indústria do plástico na América Latina.
Próxima edição:
Plástico Brasil 2027
de 15 a 19 de março
São Paulo Expo
www.plasticobrasil.com.br
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quinta edição, que será realizada do dia 15 a 19 de março de 2027, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: Máquinas e equipamentos, Acessórios, Automação industrial e robótica, Ferramentaria, Moldes e porta moldes, Instrumentação, controle e medição, Matérias-primas, Periféricos, Reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícias e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br
Marcelo Nadalon
Márcia Bernardes
Nathalia Gorga
[email protected]
Sustentabilidade e inovação em foco: Plástico Brasil 2025 debate reciclagem e novos materiais
Série de palestras debate temas ligados ao mercado do plástico e a economia circular dentro do setor
São Paulo, março de 2025 – A Plástico Brasil 2025 foi marcada por discussões aprofundadas sobre sustentabilidade e inovação no setor de plásticos. Especialistas, pesquisadores e profissionais da indústria compartilharam conhecimentos e apresentaram soluções para tornar o ciclo produtivo do plástico mais sustentável, com destaque para a reciclagem, a economia circular e o desenvolvimento de novos materiais.
Entre os temas abordados, a reciclagem de plásticos pós-consumo (PCR) e a logística reversa de embalagens plásticas ganharam destaque. Os especialistas Marcus Vinicius Rio Correa, gerente comercial da Valgroup Laminados e Digital, e Tatiane Grundler, gestora da Grunflex, discutiram os desafios e oportunidades para a ampliação dessas práticas no Brasil, ressaltando a importância da colaboração entre empresas, consumidores e órgãos reguladores.
“A recuperação desse material, para nós, aumentou as nossas vendas em 28% e também trouxe uma visão melhor de mercado para nossa empresa”, avaliou Tatiane.
De acordo com o Marcus Vinicius, em mais de dois anos utilizando esta tecnologia de PCR, a empresa conseguiu desenvolver outros projetos importantes de reutilização de materiais.
Entre os temas abordados sobre as embalagens plásticas inteligentes e tecnologias capazes de melhorar a rastreabilidade e aumentar a vida útil dos produtos. Essas inovações prometem reduzir o desperdício e facilitar a reciclagem, alinhando-se às demandas por maior eficiência e menor impacto ambiental.
A programação também contou com debates sobre a modificação e reciclagem de polímeros, tema essencial para aumentar a reutilização de materiais plásticos em diferentes aplicações. Além disso, pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie apresentaram avanços em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais poliméricos, destacando soluções inovadoras para tornar os plásticos mais sustentáveis.
Mulheres que transformam
No primeiro dia da Plástico Brasil 2025 também contou com a 3ª edição do "Mulheres que Transformam", evento que ocorre pela primeira vez em São Paulo. A iniciativa busca ampliar e aprofundar o debate sobre a importância do papel feminino no setor, abordando questões de liderança, inclusão e inovação.
"As mulheres são protagonistas na transformação do plástico no Brasil e poder trazer esta temática para a evento ajuda a fortalecer a diversidade de olhares, que será fundamental para a evolução do setor", afirma Liliane Bortolucci, diretora da Plástico Brasil.
"Mulheres que Transformam" é uma promoção da Revista Plástico Sul, que organiza o evento desde 2023.
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: Máquinas e equipamentos, Acessórios, Automação industrial e robótica, Ferramentaria, Moldes e porta moldes, Instrumentação, controle e medição, Matérias-primas, Periféricos, Reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br
Marcelo Nadalon
Márcia Bernardes
Nathalia Gorga
[email protected]
Presença internacional cresce na Plástico Brasil e impulsiona novas oportunidades de negócios
A 4ª edição da Plástico Brasil se consolida com a presença de sete pavilhões internacionais, reforçando a importância do Brasil no cenário global da indústria do plástico
São Paulo, 26 de março de 2025 – A edição de 2025 da Plástico Brasil registra um crescimento significativo na participação de empresas estrangeiras, consolidando-se como um dos eventos mais relevantes para o setor na América Latina. Com um aumento de 38% em relação a 2023, a feira reforça a importância do Brasil no cenário global da indústria do plástico, atraindo delegações internacionais interessadas em explorar oportunidades de negócios no país.
Segundo Gino Paulucci Junior, presidente do conselho de administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o mercado brasileiro tem sido um grande atrativo para empresas internacionais. “O Brasil possui uma indústria do plástico forte e em crescimento, o que tem despertado o interesse de delegações internacionais em fazer negócios aqui”, afirma.
Em 2025, as empresas estrangeiras aproveitaram as oportunidades no mercado brasileiro e incluíram a participação na Plástico Brasil em suas estratégias. Expositores de países como Áustria, Suíça, Suécia, Itália, Alemanha, Taiwan e China apresentam inovações tecnológicas, fortalecem parcerias comerciais e ampliam as oportunidades de investimentos no mercado brasileiro.
Com um cenário global cada vez mais focado em sustentabilidade e inovação, a presença internacional na feira reflete o crescente interesse por soluções inovadoras e colaborações estratégicas. “Hoje, temos um crescimento expressivo da participação internacional em comparação com a edição anterior. A tendência é continuarmos crescendo e trazendo novos pavilhões para as próximas edições”, ressalta Yeda Monteira, business manager da Informa Markets.
Ainda de acordo com a business manager, o Brasil tem se consolidado como porta de entrada para a América do Sul, atraindo visitantes internacionais interessados em fazer negócios. Sandra Brogli, project manager de trade fairs da Switzerland Global Enterprise e representante do pavilhão suíço, também celebra o sucesso da feira e já faz planos para 2027. “Podemos afirmar que a Plástico Brasil é um grande sucesso. Os expositores internacionais estão muito satisfeitos. Para 2027, esperamos expandir nossa área de exposição”, afirma.
Como forma de exigência global para participar do evento, as empresas estrangeiras precisam compreender o mercado brasileiro e suas particularidades econômicas, culturais e regulatórias. Os expositores devem alinhar suas estratégias ao comportamento do consumidor local e às demandas específicas do setor. “Oferecemos consultoria para auxiliar os expositores internacionais na participação do evento, pois fazer negócios no Brasil requer um entendimento das taxas e legislações específicas do mercado local”, explica Yeda.
O alinhamento entre as especificidades locais e as soluções internacionais demonstra que, para ter sucesso no Brasil, é essencial compreender seu ambiente único. Esse desafio, por outro lado, abre portas para oportunidades reais de crescimento e parcerias duradouras.
Com todo esse cenário dinâmico e inovador, a Plástico Brasil 2025 reafirma seu papel estratégico não apenas como vitrine de inovações, mas também como um espaço de conexão entre o mercado brasileiro e o universo global. Todo esse movimento impulsiona oportunidades reais de crescimento e consolida o evento como um catalisador para a evolução sustentável da indústria do plástico.
Evento
Plástico Brasil 2025
De 24 a 28 de março
São Paulo Expo
Das 10h às 19h
www.plasticobrasil.com.br
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A feira reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada de 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: máquinas e equipamentos, acessórios, automação industrial e robótica, ferramentaria, moldes e porta-moldes, instrumentação, controle e medição, matérias-primas, periféricos, reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícias e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse: www.informamarkets.com.br
Marcelo Nadalon
Márcia Bernardes
Nathalia Gorga
[email protected]
Plástico Brasil impulsiona negócios e sustentabilidade no setor
A Plástico Brasil 2025, se fortalece como plataforma estratégica para negócios e troca de conhecimento técnico e comercial
São Paulo, 25 de março de 2025 – Sustentabilidade e economia circular dominaram a agenda do segundo dia da Plástico Brasil 2025, reforçando o compromisso da indústria do plástico com práticas ambientais responsáveis. Com grande participação de público no São Paulo Expo, o evento destacou soluções para redução de resíduos, reciclagem e reaproveitamento de materiais, reunindo empresas, especialistas e iniciativas que promovem uma nova lógica produtiva baseada na circularidade.
“Sustentabilidade é um compromisso da Plástico Brasil que vai além do presente e se projeta para o futuro. A feira é um espaço de diálogo e transformação, no qual unimos forças para fortalecer a indústria e construir um futuro mais consciente e responsável”, afirma Araceli Silveira, Vice-presidente e Diretora de Sustentabilidade da Informa Markets.
Sustentabilidade em pauta
No segundo dia do evento, novas palestras aprofundaram o debate sobre sustentabilidade, abordando temas como economia circular e reciclagem de materiais. Um dos destaques foi a participação da Danone, que apresentou suas iniciativas voltadas à redução do impacto ambiental de suas embalagens. A empresa compartilhou estratégias que incluem o incentivo à reciclagem, investimentos em materiais sustentáveis e ações para fortalecer a economia circular, reafirmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental.
“É fundamental estabelecer metas claras para direcionar os objetivos da empresa. Também é necessário promover um diálogo constante entre as áreas técnicas e comercial para engajar os fornecedores e viabilizar as soluções propostas”, afirmou Mariana Angotti, gerente de Desenvolvimento de Embalagens da Danone.
O cenário atual reforça a urgência do tema: mais de 80 milhões de toneladas de resíduos são geradas anualmente no Brasil, mas menos de 9% desse total são recicladas. Além disso, mais de 40% ainda seguem para destinos inadequados, segundo Leonardo Gomes, diretor de Operações da Yattó Logística Reversa.
“Estamos falando de um uso massivo de lixões a céu aberto. No Brasil, há uma questão social relevante. Existe toda uma classe de trabalhadores que está fazendo a logística reversa acontecer, mas muitos materiais ainda não têm valor de mercado. Muitas marcas sequer consideram a reciclagem de suas embalagens, e quem paga a conta, no fim da cadeia, são os catadores”, pontua Gomes.
Apesar dos desafios, o diretor ressalta que há avanços. Dados de 2024, referentes ao ano-base de 2023, indicam que o índice de reciclagem de plásticos pós-consumo chegou a 20,6%. “Um movimento importante do Governo Federal foi a abertura de uma janela para coleta de subsídios, durante um mês, em que entidades de diversos setores, inclusive cooperativas de catadores, puderam contribuir com propostas voltadas à reciclagem”, complementa Gomes.
Além de promover debates sobre sustentabilidade, a Plástico Brasil destaca avanços tecnológicos aplicados a diversos setores, como construção civil, alimentos e bebidas, perfumaria, higiene e limpeza, entre outros. José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Conselho de Administração da Abiplast, ressaltou a importância estratégica do setor plástico, que ocupa a quarta posição entre as maiores indústrias do país, e destacou seu impacto em diversas cadeias produtivas. “Esse segmento é um dos mais relevantes tanto em países desenvolvidos quanto em economias emergentes. Para garantir sua competitividade, é fundamental investir em reciclagem e assegurar condições justas de concorrência”, afirmou.
"Hoje, as máquinas desempenham um papel fundamental no processo de reciclagem, transformando resíduos em recursos valiosos de forma eficiente e sustentável. Elas são o instrumento que moldam o futuro, permitindo que possamos recuperar materiais e ampliar a circularidade do plástico. A cada edição, observamos o crescimento do evento, refletindo a evolução e o avanço tecnológico da indústria do plástico, destacou Gino Paulucci Junior, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ.
Atrações
Entre os destaques da feira está o projeto Sacola Circular, que demonstra, na prática, o ciclo completo da economia circular do plástico. Durante o evento, são confeccionadas sacolas para expositores e visitantes. Ainda sobre a circularidade do plástico, as aparas da produção de sacolas foram transformadas em sacos de lixo utilizados na feira. Todo o processo, desde a fabricação da resina até a conversão final dos produtos, é realizado em parceria com Carnevalli, Extrusa Pack, G4 Máquinas, MTF Termoformadoras, Rulli e Valmart.
Outro destaque é o Movimento Plástico Transforma, um espaço de 50 m² que reúne experiências imersivas e interativas sobre a inovação no uso do plástico. Entre as atrações, a experiência Kinect permite que os visitantes simulem a coleta e o descarte correto dos resíduos plásticos por meio de tecnologia interativa. A iniciativa é promovida pelo PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico.
Durante a realização da feira, também acontece o Projeto Recicla Plástico Brasil. A ação conta com uma equipe de catadores que recolhe, nos estandes dos expositores cadastrados, os produtos plásticos utilizados nas demonstrações. Em seguida, o material é encaminhado para triagem e separação, sendo vendido para que a renda obtida seja revertida em doações a entidades parceiras.
Já o projeto de Economia Circular, idealizado pelo Instituto Soul do Plástico em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Mairiporã, tem como objetivo ampliar a vida útil do plástico, convertendo tampinhas em suportes para celular. Nesta edição, o Tampinha Legal parceiro do evento, realizou apresentações no Parque de Ideias sobre a importância da coleta e reciclagem de tampinhas, com foco na educação e na conscientização ambiental.
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A feira reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada de 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: máquinas e equipamentos, acessórios, automação industrial e robótica, ferramentaria, moldes e porta-moldes, instrumentação, controle e medição, matérias-primas, periféricos, reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br
Marcelo Nadalon  
Márcia Bernardes
Nathalia Gorga
[email protected]
Plástico Brasil 2025: inovação, sustentabilidade e oportunidades no maior evento da indústria de plástico da América Latina
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades destacaram a importância do setor para a economia brasileira
São Paulo, 24 de março de 2025 – A Plástico Brasil, um dos maiores eventos e transformação da América Latina, abre novamente suas portas, reunindo as principais lideranças do setor na 4ª edição do evento. Com inovação e tecnologia, a feira se consolida como um ponto de encontro essencial para profissionais, empresários e especialistas que buscam tecnologias e novas oportunidades de negócios. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades destacaram a importância do setor para a economia brasileira.
De acordo com Gino Paolucci Júnior, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, o evento é uma oportunidade de explorar as mais diversas aplicações do plástico e discutir com os profissionais do setor a sustentabilidade no processo produtivo. “O plástico não é apenas um agente ativo na melhoria dos processos, mas também na educação da sociedade sobre descarte adequado e o fortalecimento da economia circular”, disse Paolucci.
Ainda de acordo com a ABIMAQ, fortalecer o setor é a chave para um crescimento sólido, contínuo e sustentável da economia do país. “Com isso, geramos empregos especializados, renda e promovemos o desenvolvimento humano e social”, completou.
Já o presidente do Conselho de administração da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, destacou a importância estratégica do setor de plástico como o 4º maior segmento industrial do Brasil. “Esse segmento da indústria é também um dos mais importantes dos países desenvolvidos e emergentes. A indústria do plástico é essencial no desenvolvimento econômico dos países. No Brasil, o setor fatura mais de R$ 130 bilhões de reais por ano e emprega diretamente cerca de 379 mil profissionais e mais de 14 mil empresas de transformação e reciclagem”, pontuou Roriz.
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), organizada e promovida pela Informa Markets.
"A cada nova edição, a Plástico Brasil reforça a presença e a relevância do plástico como matéria-prima versátil, presente em ao menos 90% das indústrias, seja como embalagem, componente ou até a própria estrutura do bem final", destacou Gino Paulucci, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ.
A feira deste ano reúne empresas de 20 países. Ao todo, são seis pavilhões distribuídos em 62 mil metros quadrados — um salto, considerando que em 2017, quando a primeira edição foi realizada, 34 mil metros quadrados foram reservados ao evento. Em 2023, passou para 40 mil metros quadrados, trazendo sempre o que há de mais atual em máquinas e equipamentos, inovações e soluções digitais, antecipando as tendências na cadeia produtiva do plástico.
"Somos indústria e sabemos que seu fortalecimento é a chave para que tenhamos um crescimento sólido, contínuo e sustentável da economia e, consequentemente, do país — com a geração de empregos especializados, renda e desenvolvimento humano e social. Por fim, a ABIMAQ segue em sua atuação institucional, trabalhando com afinco pela melhoria do ambiente de negócios e o aumento da competitividade do setor, criando alternativas que permitam que o fabricante nacional siga fazendo o que sabe fazer, mesmo diante de um cenário de crédito e energia caros e de um contexto externo instável", reforça Paulucci.
O plástico é um material versátil, leve e de alto valor agregado, que viabiliza aplicações em diversos setores da economia, como embalagens, saúde, agricultura, construção civil e indústria automotiva. Sua durabilidade contribui para a preservação de produtos e redução de perdas, especialmente de alimentos. Na medicina, é essencial para a fabricação de seringas, bolsas de sangue e equipamentos descartáveis, garantindo segurança e higiene.
"O plástico não é problema, nunca foi e nunca será. Ele sempre vai ser solução. E, com esse trabalho de economia circular, a gente vai educar, porque tem plástico que você utiliza uma vez, mas tem plástico que pode ser usado dez vezes, tendo, após isso, uma destinação correta", afirmou Amilton Mainard, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), da ABIMAQ.
"Estes números impressionantes refletem a dimensão e a relevância da indústria do plástico para a economia e para a sociedade. O setor de plástico ocupa uma posição estratégica na indústria brasileira, sendo o quarto maior segmento industrial do país", reforça José Roriz, presidente da ABIPLAST. "Mais do que gerar empregos e movimentar a economia, essa indústria agrega valor à cadeia produtiva. A cada unidade de matéria-prima utilizada, conseguimos multiplicar seu valor, em média, por dez vezes."
Com investimentos contínuos e avanços tecnológicos, a indústria do plástico deve seguir como um dos setores-chave para a geração de empregos no Brasil. “Todas as indústrias dependem do plástico — a automobilística, naval, aeroespacial, saúde e todas as áreas que compõem a indústria mundial”, afirmou Tomé Abduchi (Republicanos), deputado estadual.
A feira espera atrair, este ano, uma visitação de 57 mil profissionais. A expectativa do setor é de que o faturamento da indústria de máquinas e equipamentos cresça 3,7% em 2025.
"A inovação dessa indústria é essencial para diversos setores econômicos do Brasil e do mundo. A cada edição, a Plástico Brasil reafirma sua relevância como um polo estratégico de conexões, negócios e tendências tecnológicas para toda a cadeia da indústria", afirmou Marcos Basso, presidente da Informa Markets.
O presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, deputado federal Vitor Lippi (PSDB), destacou aprovações recentes de projetos no Congresso Nacional que devem gerar maior competitividade aos produtos da indústria do plástico.
"Um país forte tem que ter indústria forte. Apenas vocês têm cadeias produtivas que geram quatro, cinco empregos fora da indústria. O sonho dos prefeitos — e eu já fui prefeito — é levar uma indústria para sua cidade, porque a indústria transforma onde ela chega."
"Temos aqui na Plástico Brasil a oportunidade de encontrarmos as mais variadas aplicações para o plástico, debatendo com todos os profissionais que compõem o setor. A contribuição de cada um para a sustentabilidade do processo produtivo até o destino final do material ou bem produzido, tendo o plástico como um agente ativo no aprimoramento do processo e na educação da sociedade para o descarte adequado e o fortalecimento da economia circular", finaliza o presidente da ABIMAQ.
As informações foram divulgadas durante a cerimônia de abertura do evento, na manhã de segunda-feira (24), em São Paulo.
Evento
Plástico Brasil 2025
De 24 a 28 de março
  São Paulo Expo
Das 10h às 19h
www.plasticobrasil.com.br
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A feira reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada de 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: máquinas e equipamentos, acessórios, automação industrial e robótica, ferramentaria, moldes e porta-moldes, instrumentação, controle e medição, matérias-primas, periféricos, reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícias e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse: www.informamarkets.com.br
Plástico Brasil 2025: polo de inovação e de negócios da Indústria do Plástico
A quarta edição da feira será realizada entre 24 e 28 de março de 2025, no São Paulo Expo, com a presença de mais de mil marcas que atuam na indústria de transformação do plástico
São Paulo, janeiro de 2025 - Consolidado como o mais completo evento do setor do plástico na América Latina, a Plástico Brasil 2025 terá grandes marcas expositoras e será palco de inovação e geração de negócios. A quarta edição da feira será realizada entre 24 e 28 de março de 2025, no São Paulo Expo, na capital paulista, e reunirá mais de mil marcas, nacionais e internacionais, que atuam na indústria de transformação do plástico. A expectativa para o público é de 57 mil visitantes durante os cinco dias.
A Plástico Brasil atrai um público altamente qualificado, com mais de 80% dos participantes desempenhando papéis decisivos na cadeia produtiva do plástico e mais de 70% estão em busca de novos fornecedores ou realizando pesquisas no evento para futuros investimentos.
Iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), a feira é organizada e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. Na edição de 2025, a feira ampliou a participação internacional, serão sete espaços coletivos além da participação individual de expositores, totalizando 20 nações representadas no evento. Estarão presentes marcas nacionais e internacionais dos setores da construção civil, indústrias de alimentos e bebidas, automobilístico, perfumaria, higiene e limpeza, entre outros.
"A Plástico Brasil se consolidou como a principal vitrine do setor, reunindo grandes players nacionais e internacionais. A cada edição, vemos um crescimento da feira, refletindo a inovação e o avanço tecnológico da indústria do plástico", destaca Gino Paulucci Junior, presidente do conselho de administração da ABIMAQ.
Amilton Mainard, presidente da CSMAIP - Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ, ressalta a importância da feira. "Este evento é um marco para toda a cadeia produtiva do plástico, sendo um momento estratégico para o lançamento de novas tecnologias e a geração de negócios que impulsionam a competitividade do setor."
Além do grupo de profissionais altamente especializados que integram toda a cadeia de transformação do plástico, o evento também é uma oportunidade para que empresas e marcas deste segmento apresentem suas soluções e tenham interações com outros players, resultando no fomento a novos negócios. Em 2023, por exemplo, mais de 800 marcas do Brasil e de 16 países estiveram presentes no evento.
“A ABIPLAST está confiante sobre a força da união da cadeia produtiva para o sucesso desta edição da Plástico Brasil. O avanço das tecnologias e das práticas sustentáveis reforça nosso compromisso em transformar a indústria do plástico em um setor cada vez mais moderno, eficiente e alinhado às demandas ambientais e de mercado”, afirma José Ricardo Roriz, presidente da ABIPLAST.
“O evento se tornou um verdadeiro hub de inovação e conexões estratégicas, reunindo profissionais e empresas que impulsionam a transformação do plástico. É uma oportunidade única para troca de experiências, estabelecimento de parcerias e identificação de soluções que geram valor real para todo o mercado. A presença de mais de mil marcas de diversos países na última edição também é um reflexo da relevância deste encontro para o setor”, pontua Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil.   
Credenciamento
O credenciamento para interessados em visitar a Plástico Brasil 2025 está aberto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento. Por ser um evento de negócios, não é permitida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados dos pais e/ou responsáveis. 
Neste caso, a exceção são alunos de escolas técnicas, com idade acima de 14 anos e credenciados pela respectiva instituição, que poderão participar do evento em grupos, sob supervisão de professores. Além disso, crianças de colo e em fase de aleitamento materno também têm permissão para acessar o evento com os responsáveis.
Plástico Brasil Xperience
A plataforma Plástico Brasil Xperience, lançada para conferir perenidade ao evento, é um ambiente digital para conexão de todo o mercado plástico, onde reunimos os principais pilares de um evento de sucesso, combinados com recursos de engajamento para construir o senso de comunidade no setor do plástico.
Todos os credenciados para a feira Plástico Brasil poderão ter acesso gratuito a conteúdos exclusivos, conexões qualificadas, além de um portfólio completo com produtos e serviços oferecidos pelas empresas expositoras já cadastradas.
A Plástico Brasil Xperience é uma plataforma de networking e acompanhamento das mais recentes atualizações da indústria.  
Canal Mundo do Plástico
A feira internacional Plástico Brasil também tem seu canal de conteúdo digital. Um espaço destinado aos profissionais da indústria do plástico, com conteúdo exclusivo sobre gestão da inovação e eficiência na indústria de transformação do plástico e reciclagem, criado para levar informação de qualidade aos decisores e influenciadores de compra de toda a cadeia do plástico no meio digital. 
Assim como a Plástico Brasil ao longo dos dias de evento, este canal apresenta diariamente os últimos avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do plástico com reportagens, artigos, entrevistas e matérias especiais em formato de e-books, white papers, infográficos e artigos técnicos de especialistas e institutos parceiros, do Brasil e do exterior. 
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: Máquinas e equipamentos, Acessórios, Automação industrial e robótica, Ferramentaria, Moldes e porta moldes, Instrumentação, controle e medição, Matérias-primas, Periféricos, Reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br   
Marcelo Nadalon   
Márcia Bernardes 
Nathalia Gorga 
[email protected]
Plástico Brasil Xperience reúne mais de 1000 marcas expositoras da maior feira do setor na América Latina para conexões em ambiente digital
A plataforma promove networking, conteúdo e oportunidades de negócios de forma contínua, engajando os players da cadeia de transformação do plástico
São Paulo, fevereiro 2025 - A Informa Markets, promotora e organizadora da feira internacional Plástico Brasil, mantém em crescimento sua plataforma Plástico Brasil Xperience, que cria um ambiente digital para interação e conexões com a audiência do maior evento do segmento na América Latina. Realizada entre 24 e 28 de março de 2025, na São Paulo Expo, a feira reunirá mais de 1000 marcas expositoras que atuam na indústria de transformação do plástico.  
Para entrar nesta comunidade da Plástico Brasil Xperience 2025, basta se cadastrar gratuitamente para a feira (plasticobrasil.com.br/pt/credenciamento.html)  e ativar a seu login na plataforma (plasticobrasilxperience.com.br). Todos os usuários terão acesso a conteúdos exclusivos, conexões estratégicas, além de um portfólio completo com produtos e serviços oferecidos pelas empresas já expositoras cadastradas.   
"Nossa plataforma Plástico Brasil Xperience é uma extensão das oportunidades que a feira física proporciona, integrando recursos digitais às estratégias das principais empresas do segmento. Com isso, amplificamos a divulgação dos expositores e parceiros para um melhor resultado de participação", comenta Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil. 
Com uma navegação intuitiva e notificações automáticas, a Plástico Brasil Xperience ainda contempla outros recursos. Na plataforma, o público terá acesso a planta interativa do evento, proporcionando interação com a nossa assistente virtual para programar sua visitação, poderá conferir a grade de conteúdo das atrações e criar grupos de conexões enquanto explora a lista de empresas expositoras e seus produtos em destaque, facilitando o contato direto com marcas e profissionais do setor. 
A Plástico Brasil Xperience é uma iniciativa que conecta expositores e visitantes em um ambiente digital perene e dinâmico. A tecnologia é peça-chave para ampliar as oportunidades de negócios e networking, permitindo que os clientes e parceiros interajam de forma mais eficiente e personalizada, não apenas durante a feira, já que o aplicativo segue ativo ao longo do ano.
Neste espaço, o usuário poderá acessar em um só lugar informações completas sobre a feira e o setor, com notícias relevantes, atualizações e conteúdos exclusivos. É uma ferramenta essencial para quem quer acompanhar as principais novidades de uma indústria que movimenta aproximadamente R$ 123 bilhões por ano, e que desempenha um papel fundamental em diversos segmentos da economia brasileira. 
Serviço
Plástico Brasil Xperience 
Plataforma
: plasticobrasilxperience.com.br
Feira Plástico Brasil 
Data: 24 a 28 de março de 2025 
Local: São Paulo Expo - São Paulo, Capital 
Site: www.plasticobrasil.com.br
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: Máquinas e equipamentos, Acessórios, Automação industrial e robótica, Ferramentaria, Moldes e porta moldes, Instrumentação, controle e medição, Matérias-primas, Periféricos, Reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br
Marcelo Nadalon   
Márcia Bernardes 
Nathalia Gorga 
[email protected]
Inédito em São Paulo: Plástico Brasil 2025 recebe 3ª edição do Mulheres que Transformam 
Evento visa ampliar a discussão sobre o papel da mulher na indústria do plástico
São Paulo, março de 2025 – A Plástico Brasil 2025, a maior feira de soluções para a indústria do plástico da América Latina, recebe a 3ª edição do "Mulheres que Transformam", evento simultâneo que, pela primeira vez, será realizado em São Paulo, no dia 24 de março. A iniciativa busca ampliar e aprofundar o debate sobre a importância do papel feminino no setor, abordando questões de liderança, inclusão e inovação.
De acordo com o estudo ‘Mulheres no Mercado de Trabalho’, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a participação das mulheres em cargos de liderança aumentou de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023. O índice de empregabilidade feminina também apresentou crescimento, passando de 62,6% para 66,6% no mesmo período.
Neste cenário nacional, o "Mulheres que Transformam", promovido pela Revista Plástico Sul, foi idealizado em 2023 com o objetivo de incentivar a participação feminina na indústria do plástico e dar visibilidade às lideranças femininas do setor. 
“Ao longo dos meus 25 anos de atuação no setor, testemunhei a evolução da presença feminina e senti a necessidade de dar visibilidade a essa trajetória. Não por meio das minhas palavras, mas ouvindo as experiências de quem vivencia essa realidade no dia a dia”, afirma Melina Gonçalves, publisher da Revista Plástico Sul. 
O "Mulheres que Transformam" já reuniu mais de 200 participantes, entre homens e mulheres, de toda a cadeia produtiva do plástico, incluindo reciclagem, cooperativas, ONGs, grandes marcas e fornecedores.
A edição de 2025 trará como tema central “O impacto feminino no mundo corporativo e sua importância no desenvolvimento da indústria do plástico”. 
"Este evento não apenas celebra o empreendedorismo e as lideranças femininas, mas também promove a diversidade de gênero como um pilar fundamental do ESG, criando um ambiente de troca, aprendizado e sinergia. É um espaço onde histórias inspiradoras são compartilhadas, o papel da mulher na economia circular é aprofundado e discussões relevantes são colocadas em pauta”, destaca Liliane Bortolucci, diretora da Plástico Brasil.
A Plástico Brasil 2025 será realizada entre os dias 24 e 28 de março no São Paulo Expo, reunindo os principais players do setor para apresentar as inovações e soluções que estão transformando a indústria do plástico. Além do "Mulheres que Transformam", o evento contará com uma programação repleta de palestras, workshops e debates, fortalecendo o papel da feira como um marco na promoção do desenvolvimento do setor. 
Serviço 
Mulheres que Transformam 
Data: 24 de março de 2025, das 16h às 19h
Local: São Paulo Expo - São Paulo, Capital  
(sala 203 A/B no mezanino do SP Expo)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/mulheres-que-transformam-3-edicao/2839328
Sobre a Plástico Brasil  
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: Máquinas e equipamentos, Acessórios, Automação industrial e robótica, Ferramentaria, Moldes e porta moldes, Instrumentação, controle e medição, Matérias-primas, Periféricos, Reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets 
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. 
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br
Marcelo Nadalon   
Márcia Bernardes 
Nathalia Gorga 
[email protected]
Plástico Brasil 2025 confirma atrações com foco em práticas de inovação e sustentabilidade para o setor
Evento terá espaços dedicados para apresentação de projetos inovadores, abordagem de economia circular e reciclagem e demonstração de maquinário
São Paulo, 29 de janeiro de 2025 – A quarta edição da Plástico Brasil 2025, maior feira de soluções para a indústria do plástico da América Latina, será realizada de 24 a 28 de março, no São Paulo Expo. O evento, que é uma iniciativa da ABIMAQ e ABIPLAST, trará uma série de inovações que unem tecnologia e sustentabilidade, com destaque para novos projetos, modernização de maquinário, matérias primas, economia circular e reciclagem. Essas iniciativas terão ainda mais visibilidade neste encontro do setor, consolidado como o grande palco de tendências, serviços e produtos, apresentando soluções mais eficientes e ambientalmente responsáveis, promovendo impactos significativos em toda cadeia do plástico.
"A Plástico Brasil 2025 é um encontro de profissionais, empresas nacionais e internacionais que atuam no setor de transformação do plástico e nosso propósito é criar um ambiente propício para o estabelecimento de conexões que agregam valor, bem como gerar negócios relevantes para impulsionar esse ecossistema. É com essa visão que construímos toda programação e pensamos nas atrações do evento.”, explica Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets, organizadora e promotora do evento.
Atrações com foco em inovação
A Plástico Brasil 2025 contará com diversas atrações voltadas para inovação, proporcionando uma imersão nas tendências tecnológicas do setor. O Parque de Ideias é um espaço dedicado a conteúdos exclusivos, com palestras embasadas em pesquisas de mercado e apresentações de projetos inovadores desenvolvidos por instituições de ensino de destaque, profissionais experientes no mercado e entidades do setor. 
Já o Workshop de Troca Rápida de Moldes demonstrará ao vivo o SMED - Single Minute Exchange of Die (que, em tradução livre, significa Troca Rápida de Moldes), uma metodologia que reduz o tempo de setup de máquinas injetoras para menos de 10 minutos, promovendo eficiência e automação no processo produtivo. 
Nesta edição, na atração SMED contaremos com a parceria do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para realizar neste espaço o workshop Técnicas de Troca Rápida de Moldes, envolvendo os conceitos de SMED, fornecendo um certificado de participação para todos que vivenciarem essa prática.
A Escola Móvel de Conectividade do SENAI-SP está presente na edição 2025. Nela, os visitantes poderão experimentar casos de usos e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G. Dentre as aplicações apresentadas, estarão monitoramento, acionamento e manutenção de equipamentos, de maneira segura e remota.
Além do 5G, a escola apresentará famílias de tecnologias relacionadas com a comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.
Iniciativas voltadas para ESG e Reciclagem 
Pela primeira vez, a feira será palco de um projeto de Economia Circular desenvolvido pelo Instituto Sou do Plástico, em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Mairiporã, cujo objetivo é prolongar a vida útil do plástico. O projeto consiste em demonstrar um processo interativo de reciclagem que transforma tampinhas plásticas em novos produtos com maior valor agregado, como suportes para celulares, utilizando um moinho e uma injetora adaptados para essa operação.
Outro destaque será o Projeto Recicla Plástico Brasil, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da cadeia de reciclagem, que promove a integração entre empresas, organizações e a sociedade. A proposta busca aumentar a circularidade do plástico e incentivar práticas mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva.
O evento também promove a iniciativa Segunda Sustentável, que incentiva o consumo responsável do plástico, propondo mudanças de comportamento que visam minimizar impactos ambientais. A ação reforça a importância da reutilização e do descarte adequado, estimulando atitudes mais conscientes por parte de empresas e consumidores.
A parceria com o projeto Tampinha Legal, segue nesta edição com maior presença na feira, promovendo a coleta para reciclagem de tampinhas plásticas, além de incentivar a conscientização ambiental por meio de apresentações no Parque de ideias. O projeto destina os recursos arrecadados para causas sociais, unindo sustentabilidade e impacto positivo na comunidade.
Pela primeira vez realizaremos o Projeto Sacola Circular, que proporcionará uma experiência educativa aos visitantes, demonstrando como o plástico pode ser uma solução sustentável na fabricação de sacolas recicláveis, que também serão utilizadas nas ações com expositores da feira. A iniciativa destaca os benefícios da reciclagem e a importância do uso responsável desse material no dia a dia.
Abinfer Business Center    
Teremos a 4ª edição do ABINFER BUSINESS CENTER – ABC 2025, na Plástico Brasil, uma ação que conta com a exposição de ferramentarias e fornecedores da indústria de ferramentais, proporcionando um ambiente ideal para negócios e troca de experiências no setor.

Serviço
Feira Plástico Brasil 
Data: 24 a 28 de março de 2025 
Local: São Paulo Expo - São Paulo, Capital 
Site: https://www.plasticobrasil.com.br/pt/credenciamento.html

Sobre a Plástico Brasil
Promovida pela Informa Markets, a Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, das áreas da construção civil, indústrias de alimentos e bebidas, automobilística, perfumaria, higiene e limpeza, entre outros. A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br.
Marcelo Nadalon   
Márcia Bernardes 
Nathalia Gorga 
[email protected]
Plástico Brasil 2025 amplia presença internacional com expositores de 20 países

Feira terá pavilhões internacionais consolidando-se como principal hub de negócios da indústria do plástico na América Latina
São Paulo, fevereiro de 2024 – A Plástico Brasil, maior feira da indústria de transformação do plástico na América Latina, anuncia sua edição 2025 com o maior número de países participantes desde a sua criação. Distribuídas em sete pavilhões internacionais a feira terá 20 nações representadas no evento, que ocorre de 24 a 28 de março, no São Paulo Expo, reafirmando a relevância do encontro no cenário global. 
A edição 2025 contará com a presença de empresas expositoras da Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, China, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, Geórgia, Hong Kong, Índia, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Suécia, Taiwan, Turquia e Vietnã. Destes, sete países terão pavilhões dedicados: Alemanha, Áustria, China, Índia, Itália, Suíça e Taiwan. 
“O crescimento da participação internacional chancela a relevância da Plástico Brasil no cenário global. Estamos orgulhosos de reunir empresas e profissionais de 20 países, promovendo conexões que impulsionam a transformação da indústria do plástico em nível mundial”, afirma Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil.
Iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), a feira é organizada e promovida pela Informa Markets Brasil. “O plástico é uma solução. Com o passar do tempo, a indústria do plástico tem investido em avanços tecnológicos para aprimorar a eficiência deste produto e de toda cadeia que o produz, utiliza e transforma. Além disso, esforços são feitos para torná-lo mais leve e para aplicar a ele características específicas, a fim de atender às exigências globais de eficiência e sustentabilidade”, afirma Gino Paulucci, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ/SINDIMAQ.
A Plástico Brasil vai além de ser uma plataforma de negócios, reunindo grandes players das indústrias de transformação do plástico. O evento reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, apresentando soluções tecnológicas que atendem às demandas de diversos setores, como construção civil, alimentos e bebidas, automobilístico, higiene e limpeza, entre outros. A feira é também um espaço de inovações, tendências, troca de experiências e soluções. 
“É um ambiente que reúne as condições propícias para criar oportunidades de negócios e ótimas interações. A feira exibe uma ampla gama de aplicações do material, mas também promove diálogos entre os profissionais do setor, incentivando discussões e trocas enriquecedoras sobre a indústria do plástico”, destaca José Ricardo Roriz, presidente da ABIPLAST. 
O evento já atraiu mais de 96 mil visitantes, contabilizando a soma dos públicos das suas edições presenciais em 2019 e 2023. A edição de 2025 reunirá mais de mil marcas que atuam na indústria de transformação do plástico. O credenciamento para visitantes participarem da Plástico Brasil 2025 está aberto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento:
https://www.plasticobrasil.com.br/pt/credenciamento.html
  
Serviço
Feira Plástico Brasil 
Data: 24 a 28 de março de 2025 
Local: São Paulo Expo - São Paulo, Capital 
Site:
https://www.plasticobrasil.com.br/pt/credenciamento.html
 
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, das áreas da construção civil, indústrias de alimentos e bebidas, automobilística, perfumaria, higiene e limpeza, entre outros. 
 
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br.

Marcelo Nadalon   
Márcia Bernardes 
Nathalia Gorga 
[email protected]
Plástico Brasil 2025: Projeto de economia circular beneficia CUFA Amazonas
Desenvolvido pelo Instituto Soul do Plástico, em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Mairiporã, com o objetivo de prolongar a vida útil do plástico
São Paulo, fevereiro de 2025 - A Plástico Brasil 2025, maior feira de soluções para a indústria do plástico da América Latina, que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de março, no São Paulo Expo, traz um projeto de economia circular que beneficiará a Central Única das Favelas (CUFA) do Amazonas. Desenvolvido pelo Instituto Soul do Plástico, em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Mairiporã, com o objetivo de prolongar a vida útil do plástico, convertendo tampinhas plásticas em suporte para celular, com a renda toda revertida para a entidade que beneficiará centenas de estudantes.
O projeto de reciclagem transforma tampas de plástico em produtos de valor agregado, como suportes para celulares. O processo é possível a partir de uma máquina de injeção adaptada.
“Com a renda revertida, a CUFA vai realizar treinamentos para jovens da região que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Iniciativas como esta são essenciais para demonstrar o potencial da indústria do plástico em se transformar, promover a educação e causando um impacto positivo na sociedade”, explica Rui Katsuno, fundador do Instituto Soul do Plástico e Vice-Presidente da CSMAIP – Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios da Indústria do Plástico da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
A presença da CUFA no Amazonas, o pulmão do mundo, fortalece ainda mais essa missão. Com presença em diversas capitais brasileiras e até em outros países, a organização atua diretamente em comunidades carentes, levando conhecimento e oportunidades. Nosso objetivo é ampliar o alcance da informação sobre o plástico, levando conteúdo confiável ao maior número de pessoas.
No Amazonas, a iniciativa ainda conta com o apoio da Dr. Guaraná, marca embaixadora na região, comprometida com a bioeconomia e a sustentabilidade da floresta. Esta parceria conecta o projeto às iniciativas de lideranças amazônicas e entidades locais, por conhecer profundamente os materiais da floresta e as comunidades que deles dependem.
Para garantir a rastreabilidade e a transparência dos impactos ambientais positivos, temos também o apoio da Btracer como parceira tecnológica. A empresa desenvolveu um software inovador de mapeamento e aferição de plantios na Amazônia, para realizar o mapeamento de resíduos na região e a certificação dos créditos de carbono gerados pelo projeto.
Com essas parcerias estratégicas, estamos promovendo conhecimento, inovação e impacto positivo para o meio ambiente e para as pessoas.
“A Plástico Brasil consolidou-se como uma das principais plataformas de exposição para o setor, congregando players nacionais e internacionais. A cada nova edição, é notável o crescimento do evento, o qual espelha a inovação e o progresso tecnológico da indústria do plástico”, finaliza Gino Paulucci Junior, presidente do conselho de administração da ABIMAQ.
Sacola Circular
Outro destaque é o projeto Sacola Circular, que demonstra o ciclo completo da economia circular no plástico. Serão fabricadas sacolas para os expositores e visitantes, além de sacos de lixo que serão utilizados na feira. A ação ocorrerá em parceira com as empresas Carnevalli, Extrusa Pack, G4 Máquinas, MTF Termoformadoras, Rulli e Valmart.
"Esse processo integrado mostra como a colaboração entre diferentes elos da cadeia é fundamental para a eficiência e a sustentabilidade da produção”, ressalta Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets, promotora e organizadora do evento, que é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).
O ciclo de produção das sacolas e sacos de lixo tem início com a resina fornecida pelos fabricantes, que é transformada em bobinas por meio do processo de extrusão. Em seguida, essas bobinas passam pela etapa de impressão até chegarem à fase final, onde são convertidas em sacolas prontas para distribuição.
"A Plástico Brasil é um catalisador de mudanças que evidencia o potencial da indústria do plástico em se reinventar. Ao fomentar iniciativas de sustentabilidade e circularidade, o evento acompanha as demandas globais por práticas mais responsáveis”, diz José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Conselho da ABIPLAST.
Clique aqui para conferir o infográfico do projeto Sacola Circular.
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, das áreas da construção civil, indústrias de alimentos e bebidas, automobilística, perfumaria, higiene e limpeza, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br.
 
Plástico Brasil 2025 abre credenciamento para visitantes 
Evento ocorrerá entre 24 e 28 de março, no São Paulo Expo, e deve reunir 57 mil pessoas que atuam na cadeia de transformação do plástico
 
São Paulo, 06 de Novembro de 2024 - A Informa Markets, promotora e organizadora da feira internacional Plástico Brasil, abriu o credenciamento para visitantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do evento.   
A quarta edição da feira será realizada entre 24 e 28 de março de 2025, no São Paulo Expo, e reunirá mais de mil marcas que atuam na indústria de transformação do plástico.    
"A indústria de transformação do plástico tem buscado ampliar sua eficiência e a inovação na cadeia tem contribuído para este movimento. Por isso, ao longo da Plástico Brasil deste ano, players do Brasil e de diferentes países vão apresentar suas tecnologias e novidades para o mercado", comenta Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil. 
Para 2025, a organização da feira espera receber a visitação de 57 mil visitantes. O encontro é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). 
“A Plástico Brasil se consolidou como um dos principais encontros do setor para networking e realização de negócio, além de uma importante aproximação do setor com a academia, por meio de parcerias com as universidades”, destaca Liliane. 
Por ser um evento de negócios, não é permitida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Neste caso, a exceção são alunos de escolas técnicas, com idade acima de 14 anos e credenciados pela respectiva instituição, que poderão participar do evento em grupos, sob supervisão de professores. Além disso, crianças de colo e em fase de aleitamento materno também têm permissão para acessar o evento com os responsáveis. 
 
Serviço
Feira Plástico Brasil 
Data: 24 a 28 de março de 2025 
Local: São Paulo Expo - São Paulo, Capital 
Site: https://www.plasticobrasil.com.br/pt/credenciamento.html
Sobre a Plástico Brasil
Promovida pela Informa Markets, a Feira Plástico Brasil é um evento que reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada do dia 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, das áreas da construção civil, indústrias de alimentos e bebidas, automobilística, perfumaria, higiene e limpeza, entre outros. A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). 
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. 
Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

Faça a inscrição do seu portal de notícias

Você e seu portal já podem se credenciar para participar da Plástico Brasil 2025!