Localização: K 040 | 25 a 29 de Março, das 10h00 às 19h00

Conheça projetos inovadores das principais universidades de engenharia do país e participe de palestras realizadas pelos professores e expositores da feira.

 

 

O projeto promove a aproximação entre universidades e o setor produtivo, fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico – e, por extensão, econômico e social – dos países industrializados. Neste espaço, onde o conhecimento é o maior objetivo, algumas das maiores instituições de ensino do Brasil apresentam seus projetos de inovação e ministram palestras sobre temas relevantes e estratégicos para a indústria do plástico.

Escolas técnicas e empresas expositoras que desenvolvem e utilizam soluções inovadoras para a indústria também têm presença garantida na grade de palestras. Neste ano, dois temas receberão atenção especial: Design de Embalagens e Reciclagem & Sustentabilidade.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

12h00 às 12h45
TRICICLOS

Demanda tecnológica para plásticos mais sustentáveis
Marilia Gabriela dos Santos - Consultora de Sustentabilidade na TriCiclos

13h00 às 13h45
SENAI/SP

Oportunidades em inovação em Materiais Plásticos do SENAI/SP 
Palestrante: Prof. Msc Gustavo Spina

14h00 às 14h45
MAUÁ

Aplicação de materiais compósitos na indústria automobilística.
Palestrante: Eng. Willian Kurilov

15h00 às 15h45
PLASTIVIDA

Lixo nos mares e o setor plástico
Palestrante: Professor Dr. Alexander Turra — Instituto Oceanográfico da USP

16h00 às 16h45
SEBRAE

Estimule o empreendedor que existe em você, Empretec!
Em breve mais informações.

11h00 às 11h45
FAAP

Aspectos da Engenharia nos processos transformadores - Um desafio do futuro
Palestrante: Antonio Jorge Ferreira Pires

Uma reflexão da presença da engenharia nos desafios do futuro de produtos e serviços,  tendo como  base  as  dimensões da excelência dos processos transformadores: produção, qualidade, sustentabilidade, segurança e custo.

12h00 às 12h45
PLASTIVIDA

Reciclagem de EPS
Palestrante: Vanessa Villalta — Comitê de EPS Plastivida

13h00 às 13h45

SENAI/SP

Tendências em Materiais para Embalagens Plásticas
Palestrante: Prof. Msc. Anderson Maia


14h00 às 14h45
ITA

Palestra Cancelada

16h00 às 16h45
MAUÁ

Sem embalagem, sem alimento.
Palestrante: Prof. Antonio Carlos Dantas Cabral

17h00 às 17h45
SEBRAE

Empreenda, onde a teoria e a prática se encontram para melhorar o resultado da sua empresa ou novo negócio
Em breve mais informações

11h00 às 11h45
FAAP

Inteligência artificial: do glamour ao cotidiano dos novos aplicativos das empresas
Palestrante: Gustavo Corrêa Mirapalheta

Apesar de cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, a palavra "Inteligência Artificial" ainda traz às pessoas imagens de um filme ficção científica. É claro que notícias de computadores ganhando de pessoas em jogos tão diversos como o xadrez ou o desafio de perguntas e respostas "Jeopardy" reforçam esta percepção. Mesmo assim, por trás de tais dispositivos existem tecnologias ao alcance de todos, as quais tem ampla aplicabilidade nas empresas. Uma destas tecnologias é a Mineração de Texto (Text Mining) fundamental para que as máquinas possam entender e se comunicar com as pessoas através da linguagem "comum". Esta apresentação pretende mostrar o que existe por trás do glamour de um aplicativo de Mineração de Texto e como estes recursos podem ser utilizados na análise dos resultados de uma campanha de marketing.

12h00 às 12h45
PLASTIVIDA

Sustentabilidade da Indústria Plástica na Argentina: problemáticas locais e internacionais
Palestrante:  Verônica Ramos – Diretora Executiva da Ecoplas

13h00 às 13h45
BRASKEM

Economia Circular Braskem

Palestrante: Fabiana Quiroga - Diretora da área de Reciclagem e Plataforma Wecycle

15h00 às 15h45
SENAI/SP

Processamento de materiais compósitos estruturais e suas aplicações
Palestrante: Prof. Dr. Alberto Lima Santos

16h00 às 16h45
MAUÁ

A verdade sobre a biodegradabilidade dos plásticos.
Palestrante: Prof. Guilherme Wolf Lebrão

17h00 às 17h45
SEBRAE

Como controlar as finanças da sua empresa
Em breve mais informações

11h00 às 11h45
FAAP

Embalagens plásticas pós-consumo: O que fazer?
Palestrante: Cristiane Lima Cortez

Responsabilidades da cadeia produtiva, gestão municipal, consumidores domésticos e empresariais. Logística reversa versus Coleta seletiva municipal. Soluções propostas por sistemas de logística reversa, que são implementados e gerenciados pela iniciativa privada.

12h00 às 12h45
PLASTIVIDA

Panorama Legislativo
Palestrante: Fernando Chaib – Assessor Legislativo da Plastivida

13h00 às 13h45
SENAI/SP

Tendências da Impressão 3D na área do Plástico
Palestrante: Prof. Cesar Aparecido Barbosa

14h00 às 14h45
BNDES

BNDES – Apoio às micro, pequenas e médias empresas

Palestrante: Vera Lúcia Guedes Teixeira

15h00 às 15h45
MAUÁ

Economia circular na prática
Palestrante: Walnice Fernandes Carnevale

16h00 às 16h45
SIMPLÁS

 A solução dos plásticos
Palestrante: Jaime Lorandi — Presidente do SIMPLÁS

A palestra desenvolvida pelo Simplás mostra os benefícios dos plásticos para o avanço na qualidade de vida da humanidade, além da importância da educação para a destinação correta dos materiais, depois de consumidos

17h00 às 17h45
SEBRAE

Mercado 2.5
Em breve mais informações

11h00 às 11h45
PLASTIVIDA

Política nacional de resíduos sólidos 
Palestrante: Silvia Piedrahita Rolim

13h00 às 13h45
SENAI/SP

Macro tendências mundias na área de plásticos para construção civil 
Palestrante: Prof. Msc Roberta Gonçalves Tavares

14h00 às 14h45
SEBRAE

Planejamento Estratégico: definindo o rumo do seu negócio
Em breve mais informações

PALESTRANTES

Professor Dr. Alexander Turra
Instituto Oceanográfico da USP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) atuando nos temas Manejo integrado e conservação marinha; Impacto ambiental marinho; Mudanças climáticas; Lixo nos mares e Ecologia de populações e comunidades marinhas. É membro do Grupo de Trabalho do GESAMP (Grupo de Peritos sobre Aspectos Científicos da Proteção do Ambiente Marinho) sobre “Fontes, destinos e impactos dos microplásticos no ambiente marinho – uma avaliação global” (2012), atuou no grupo de assessoramento para estudos sobre lixo nos mares e microplásticos do Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (2015-2016) e participou na delegação brasileira na 3o Assembleia Ambiental das Nações Unidas (2017), na reunião do Grupo de Coordenação da Parceria Global sobre Lixo nos Mares (2018) e no Grupo de Especialistas sobre Lixo marinho e Microplásticos da ONU Ambiente (2018). Está à frente da Ação do Plano de Ação Federal da Zona Costeira para o Combate do Lixo no Mar, coordenando o processo de elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente. Ainda com relação à qualidade dos oceanos, participa da continuidade da Avaliação do Milênio na Rede de Avaliações Sub-Globais (2009-) e é membro do grupo de especialistas do Processo Regular de Avaliação do Meio Ambiente Marinho, junto às Nações Unidas (2014-). No Brasil é coordenador do Programa de Políticas Públicas do IOUSP (2009), membro da Rede Clima (MCTIC, 2010), participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (Sub-Rede Zonas Costeiras; 2010), representante da academia junto ao Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (2012), relator de ciências da vida no Grupo de Avaliação Ambiental do Programa Antártico Brasileiro (2014) e membro do Conselho do Projeto de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (Projeto GEF-Mar/MMA; 2017). Sua liderança nacional e internacional e sua atuação interdisciplinar levaram à publicação de diversos textos científicos (artigos, livros e capítulos) e de divulgação científica e a organização de eventos científicos como o 5th Brazilian Oceanography Symposium (Santos, Brasil/2011), 2nd International Ocean Research Conference (Barcelona, Espanha/2014), Third International Symposium on the Effects of Climate Change on the World’s Oceans (Santos, Brasil/2015), VII International Sandy Beach Symposium (Ilhabela, Brasil/2015) e as séries de eventos do IOUSP denominadas Seminário de Manejo Integrado (2006) e Oceanos e Sociedade (2010), além da coordenação de projetos e redes de pesquisa como a Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos, 2011), o Projeto Biota/Fapesp-Araçá (2012-2017) e o Projeto de Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista (2017).

Fernando Chaib
Assessor Legislativo da Plastivida


Graduado e Pós graduado em Administração pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas. Assessor Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (1992/1995). Suplente Deputado Federal (1991/1994). Assessor de Relações Externas Solvay do Brasil (1979/1991). Coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Abiquim (1984/1988). Titular da MATER Relações Governamentais desde 1995.

Silvia Piedrahita Rolim
Plastivida

Engenheira Química formada pela Faculdade Oswaldo Cruz; especialista  em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP; trabalha há mais de 15 anos na área de plásticos e Meio Ambiente, coordena os Comitês de Relações Institucionais e Técnico da Plastivida.

Vanessa Villalta
Comitê de EPS da Plastivida

Em breve mais informações.

Verônica Ramos
Diretora Executiva da Ecoplas

Mais de vinte anos de experiência e treinamento na área de Relações Institucionais, Gestão de Relações Públicas, Comunicação Corporativa, Imprensa, Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Treinamento. Formada em Ciências da Comunicação (U.B.A) com mestrado em Gestão da Comunicação em Empresas e Organizações. (U. Austral).

Antonio Jorge Ferreira Pires
FAAP

Possui graduação em Egenharia Química pela UNICAMP (1979). MBA em gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós graduação em Processos de Gerenciamento de Risco de Segurança pela USP. Mestre em Desenvolvimento Reginal e Meio Ambiente pela UNIARA (2013). Atuou por 35 anos em gestão industrial em empresas de grande porte na área química e petroquímica com exposição internacional, no Brasil, Europa, África do Sul e U>S>A. Ná área educacional é professor da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e da Escola Superior de Administração, Comunicação e Marketing - ESAMC.

Fabiana Quiroga
Diretora da área de Reciclagem e Plataforma Wecycle

Diretora da área de Reciclagem e Plataforma Wecycle desde outubro de 2017, tem por objetivo fortalecer o posicionamento estratégico e alavancar o fomento de iniciativas, negócios e soluções sustentáveis relacionadas à economia circular do plástico, em especial à reciclagem, assim como o de gerir os aspectos institucionais e regulatórios pertinentes ao tema. Fabiana é formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pós graduada em Direito Trabalhista e Contratual pela PUC/SP. Possui 16 anos de Braskem, tendo atuado no suporte jurídico e no apoio à busca de soluções empresariais para as áreas Industriais, SSMA, P&O, Crédito e Cobrança, Logística, Exportação, Conformidade, Comercial e Inovação e Tecnologia, além de ter participado da avaliação da cadeia de valor da Reciclagem e respectivos modelos existentes.

Gustavo Corrêa Mirapalheta
FAAP

Professor de Engenharia na FAAP e CTO na Nexus Advanced Analytics (consultoria em Ciência de Dados). Possui graduação em Engenharia Elétrica (UFRGS) e Doutorado em Administração de Empresas (FGV). Foi diretor de software na Sun Microsystems, gerente de contas de software na IBM Brasil e engenheiro na Petróleo Ipiranga.    

Marilia Gabriela dos Santos
Consultora de Sustentabilidade na TriCiclos

Especialista em gestão de resíduos no contexto de economia circular, com conhecimento em todo o ciclo de vida das embalagens: design para reciclabilidade; envolvimento de cooperativas de catadores na cadeia; particularidades técnicas e de mercado da reciclagem por tipo de material (papel, plástico, vidro e metal); configurações de cadeias reversa conforme exigências da PNRS, demandas de sustentabilidade ou comprometimento de economia circular. Experiência de 14 anos nas áreas de comunicação e sustentabilidade da indústria de papel, reciclagem, varejo e consultoria de economia circular. Mestranda pela FEA-USP, com pesquisa no campo da cadeia de suprimentos reversa de embalagens.

Cristiane Cortez
Professora da FAAP e Assessora Técnica do Conselho de Sustentabilidade da FECOMERCIO SP

Engenheira Química pela FAAP. Mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Energia pela USP. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental da FAAP entre 2006 e 2013. Pesquisadora do Centro Nacional de Referência em Biomassa - CENBIO entre 2005 e 2014, principalmente na área de geração de energia a partir de resíduos sólidos. Representante da FECOMERCIO SP no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), no Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo (CADES), no Conselho de Consumidores da Enel São Paulo – CONSELPA. Atuação na área de gestão de resíduos sólidos, logística reversa, eficiência hídrica e eficiência energética.

Jaime Lorandi
Presidente do SIMPLÁS

Em breve mais informações.

Willian Kurilov
Instituto Mauá de Tecnologia

Experiência em calibração de motores ciclo Otto, em especial para emissões de poluentes e transientes (Estratégias conhecidas: Motec, PSA: Bosch, VALEO e Magneti Marelli); Forte atuação no desenvolvimento e manuseio em dinamômetros de rolo e analisadores de gases para laboratórios de emissões; Atuação em ensaios de motores em dinamômetros de bancada, bem como a instrumentação do banco de provas; Atuação na avaliação e analise de componentes de motores a combustão interna (pós-teste); Experiência na utilização de ferramentas de controle de qualidade (A3 / PDCA); Experiência na liderança de projetos automotivos de competição; Experiência em projetos dos subsistemas de chassis, suspensão, direção e motor.

Antonio Carlos Dantas Cabral
Instituto Mauá de Tecnologia

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1974), mestrado em Food Science Rutgers The State University of New Jersey (1979) e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003). Tem 35 anos de experiência em indústrias de alimentos nas áreas de Produção e Pesquisa e Desenvolvimento com ênfase no desenvolvimento de embalagem. Atua como coordenador e professor do Curso de Engenharia de Produção e como coordenador e professor do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Embalagem do Instituto Mauá de Tecnologia. É diretor da Pack & Strat Engenharia e Estratégia de Embalagem Ltda., empresa que presta serviços em desenvolvimento de sistemas de embalagem e otimização de processos produtivos.

Guilherme Wolf Lebrão
Instituto Mauá de Tecnologia

Professor de Materiais e Desenho Engenheiro Metalurgista pela Escola de Engenharia Maua CEUN IMT (1987) ; Mestre em Materiais pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares IPEN USP (2007); Doutor em Materiais pelo Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares IPEN USP (2013). 

Walnice Fernandes Carnevale
Instituto Mauá de Tecnologia

Carreira de 23 anos construída na área de desenvolvimento de embalagens em empresas nacionais e multinacionais (Unilever) com ampla experiência na implementação de projetos nas áreas de alimentos, cuidados pessoais e limpeza, com foco em inovação, sustentabilidade, otimização de custos e simplificação de portfólio. Trabalhou com grandes marcas tais como: Omo, Lux, Comfort, Hellmann’s, Dove, Kibon, Ades, dentre outras. Entre os principais projetos, destacam-se o lançamento de Detergente Omo Liquido diluído em Frascos e embalagens flexível, lançamento de Omo tira manchas para a América Latina. Atua há um ano na Boomera como gestora para novos negócios focados em Economia Circular. Apaixonada pelos temas de sustentabilidade e consumo.