Especial Plastivida de Sustentabilidade

Localização: Parque de Ideias, na Rua K 040 | 25 a 29 de Março

Dentro do nosso Parque de Ideias você confere o Especial Plastivida de Sustentabilidade, que traz palestras com um foco específico no tema.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

15h00 às 15h45

Lixo nos mares  - ações do setor para enfrentar o problema
Palestrante: Professor Dr. Alexander Turra — Instituto Oceanográfico da USP

12h00 às 12h45

Reciclagem de EPS
Palestrante: Vanessa Vilata — Comitê de EPS Plastivida

12h00 às 12h45

Sustentabilidade da Indústria Plástica na Argentina : problemáticas locais e internacionais
Palestrante:  Verônica Ramos – Diretora Executiva da Ecoplas

12h00 às 12h45

Panorama Legislativo
Palestrante: Fernando Chaib – Assessor Legislativo da Plastivida

11h00 às 11h45

Política nacional de resíduos sólidos 
Palestrante: Silvia Piedrahita Rolim - PLastivida

PALESTRANTES

Professor Dr. Alexander Turra
Instituto Oceanográfico da USP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) atuando nos temas Manejo integrado e conservação marinha; Impacto ambiental marinho; Mudanças climáticas; Lixo nos mares e Ecologia de populações e comunidades marinhas. É membro do Grupo de Trabalho do GESAMP (Grupo de Peritos sobre Aspectos Científicos da Proteção do Ambiente Marinho) sobre “Fontes, destinos e impactos dos microplásticos no ambiente marinho – uma avaliação global” (2012), atuou no grupo de assessoramento para estudos sobre lixo nos mares e microplásticos do Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (2015-2016) e participou na delegação brasileira na 3o Assembleia Ambiental das Nações Unidas (2017), na reunião do Grupo de Coordenação da Parceria Global sobre Lixo nos Mares (2018) e no Grupo de Especialistas sobre Lixo marinho e Microplásticos da ONU Ambiente (2018). Está à frente da Ação do Plano de Ação Federal da Zona Costeira para o Combate do Lixo no Mar, coordenando o processo de elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente. Ainda com relação à qualidade dos oceanos, participa da continuidade da Avaliação do Milênio na Rede de Avaliações Sub-Globais (2009-) e é membro do grupo de especialistas do Processo Regular de Avaliação do Meio Ambiente Marinho, junto às Nações Unidas (2014-). No Brasil é coordenador do Programa de Políticas Públicas do IOUSP (2009), membro da Rede Clima (MCTIC, 2010), participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (Sub-Rede Zonas Costeiras; 2010), representante da academia junto ao Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (2012), relator de ciências da vida no Grupo de Avaliação Ambiental do Programa Antártico Brasileiro (2014) e membro do Conselho do Projeto de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (Projeto GEF-Mar/MMA; 2017). Sua liderança nacional e internacional e sua atuação interdisciplinar levaram à publicação de diversos textos científicos (artigos, livros e capítulos) e de divulgação científica e a organização de eventos científicos como o 5th Brazilian Oceanography Symposium (Santos, Brasil/2011), 2nd International Ocean Research Conference (Barcelona, Espanha/2014), Third International Symposium on the Effects of Climate Change on the World’s Oceans (Santos, Brasil/2015), VII International Sandy Beach Symposium (Ilhabela, Brasil/2015) e as séries de eventos do IOUSP denominadas Seminário de Manejo Integrado (2006) e Oceanos e Sociedade (2010), além da coordenação de projetos e redes de pesquisa como a Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos, 2011), o Projeto Biota/Fapesp-Araçá (2012-2017) e o Projeto de Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista (2017).

Fernando Chaib
Assessor Legislativo da Plastivida


Graduado e Pós graduado em Administração pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas. Assessor Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (1992/1995). Suplente Deputado Federal (1991/1994). Assessor de Relações Externas Solvay do Brasil (1979/1991). Coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Abiquim (1984/1988). Titular da MATER Relações Governamentais desde 1995.

Silvia Piedrahita Rolim
Plastivida

Engenheira Química formada pela Faculdade Oswaldo Cruz; especialista  em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP; trabalha há mais de 15 anos na área de plásticos e Meio Ambiente, coordena os Comitês de Relações Institucionais e Técnico da Plastivida.

Vanessa Villalta
Comitê de EPS da Plastivida

Em breve mais informações.

Verônica Ramos
Diretora Executiva da Ecoplas

Mais de vinte anos de experiência e treinamento na área de Relações Institucionais, Gestão de Relações Públicas, Comunicação Corporativa, Imprensa, Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Treinamento. Formada em Ciências da Comunicação (U.B.A) com mestrado em Gestão da Comunicação em Empresas e Organizações. (U. Austral).